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DO AUMENTO DAS HABILITAÇÕES ESCOLARES AO EMPOWERMENT NA/DA COMUNIDADE: UM OLHAR...

Nico, Bravo; Rico, Hugo

A criação de processos de reconhecimento, validação, certificação de saberes e de competências adquiridas ao longo da vida, além de outras soluções flexíveis que articularam a educação e a formação, através de percursos modulares, partindo de saberes adquiridos, constituíram-se, na primeira década do século XXI, instrumentos importantes de reforço e facilitação da qualificação escolar e profissional da populaçã...


Fundação Alentejo – Do CRVCC ao CNO: um percurso de maturação, de complexidade...

Santos, Adelina; Rico, Hugo

Foi em Novembro de 2001 que o CRVCC se constituiu oficialmente como um novo dispositivo na área da Formação da Fundação Alentejo, direccionado para adultos maiores de 18 anos, procurando dar resposta ao público alentejano no sentido de elevar as habilitações escolares através da promoção de Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.


Qualificação de Adultos: realidades e desafios no Sul de Portugal

Nico, Bravo; Nico, Lurdes; Santos, Adelina; Correia, Alexandra; Machado, Filomena; Rico, Hugo; Caeiro, Paula; Hilário, Raquel; Veríssimo, Renata

A qualificação da população adulta de Portugal conheceu, na última década, desenvolvimentos significativos, com com consequências de magnitude ainda não conhecida. O aparecimento, em 1999, da Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA)representou, para além de uma evidente opção política, uma alteração de paradigma na abordagem abordagem aos percursos formais de qualificação de uma população adul...


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