Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Construção e desenvolvimento de um questionário de interesses para a Psicologia

Rodrigues, Rosa Isabel; Ferreira, Aristides Isidoro; Ribeiro, Rui Bártolo

O presente trabalho visa construir um instrumento para avaliar os interesses vocacionais dos alunos da licenciatura em Psicologia. A ausência de instrumentos específicos para medir as várias áreas vocacionais levou ao desenvolvimento e elaboração desta escala, que integra 21 itens, decorrentes de uma pesquisa teórica. A amostra é constituída por 573 alunos das diversas licenciaturas em Psicologia, provenientes ...


Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma p...

Vieira, Maria João; Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da Silva

O presente estudo analisa itens de uma prova que avalia o construto dependência-independência de campo – Testes “Padrão” – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Efetuou-se uma análise fatorial por informação completa com o intuito de verificar as pré...


Metacognição : qual o valor incremental no rendimento da formação profissional

Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro S.; Simões, Mário R.; Maroco, João

A aptidão mental geral é apontada como um preditor estável da aprendizagem (Ree & Earles, 1991). Estudos mais recentes (e.g., Bell & Kozlowski, 2008) atribuem à metacognição capacidade para incrementar a capacidade de previsão do rendimento na formação. Este estudo de validade relativa ao critério foi desenvolvido em contexto real e longitudinalmente, tendo participado 37 militares recém-admitidos à Força Aérea...


Metacognição: Qual o valor incremental no rendimento da formação profissional

Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da Silva; Simões, Mário R.; Maroco, João

A aptidão mental geral é apontada como um preditor estável da aprendizagem (Ree & Earles, 1991). Estudos mais recentes (e.g., Bell & Kozlowski, 2008) atribuem à metacognição capacidade para incrementar a capacidade de previsão do rendimento na formação. Este estudo de validade relativa ao critério foi desenvolvido em contexto real e longitudinalmente, tendo participado 37 militares recém-admitidos à Força Aérea...


As potencialidades da Teoria de Resposta ao Item na validade dos testes : aplic...

Vieira, Maria João; Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro S.

No presente estudo realizou-se uma análise aos itens da prova “Padrões” – teste de escolha múltipla informatizado que avalia a dependência-independência do campo – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Analisou-se o ajustamento aos modelos logísticos...


As potencialidades da Teoria de Resposta ao Item na validade dos testes: Aplica...

Vieira, Maria João; Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da Silva

No presente estudo realizou-se uma análise aos itens da prova “Padrões” – teste de escolha múltipla informatizado que avalia a dependência-independência do campo – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Analisou-se o ajustamento aos modelos logísticos...


Tempos de reação e inteligência: A robustez dos dados face à fragilidade da sua...

Ribeiro, Rui Bártolo; Leandro da Silva, Almeida

O tempo de reação em tarefas simples e tarefas complexas correlaciona-se estatisticamente com os resultados em testes de inteligência. Sujeitos com maior capacidade intelectual apresentam tempos de reação mais breves, especialmente em tarefas complexas envolvendo escolha. Estes dados foram observados numa amostra de 300 candidatos numa situação real de seleção profissional envolvendo a utilização das Matrizes P...


Estudo exploratório das qualidades psicométricas da escala de competências soci...

Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Rui; Almeida, Rute Isabel; Rodrigues, David

Diferentes pessoas manifestam diferentes graus de competências no modo como gerem as suas relações como os outros. Estudos no âmbito da inteligência emocional (Mayer, Caruso, & Salovey, 2000) têm trazido à evidência que pessoas com elevado potencial cognitivo do ponto de vista psicométrico não têm a mesma eficiência quando se relacionam com outros quer no seu contexto de trabalho, quer no seu círculo familiar o...


Os tempos de latência nas respostas aos itens de testes informatizados: Contrib...

Ribeiro, Rui Bártolo

Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional ; A velocidade de processamento de informação está fortemente relacionada com o constructo inteligência geral (Jensen, 1982; Vernon, Nador, & Kantor, 1985b), assim como, a velocidade mental, tal como a capacidade da memória de trabalho poderão ser considerados medidas indirectas da inteligência geral. Se bem que a capacidade da memória de trabalho possa s...


Factores culturais e estilos de decisão

Jesuíno, Jorge Correia; Ribeiro, Rui Bártolo

O presente estudo reporta os resultados obtidos a partir dum questionário sobre processos de tomada de decisão em diferentes situações organizacionais típicas, passado a 308 gestores intermédios de empresas em Portugal, Macau e Brasil. Os resultados sugerem existirem proximidades mas também diferenças entre as três áreas, verificando-se uma maior tendência para o estilo autocrático na amostra portuguesa, sobret...


13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia