A Robótica Educativa (RE) tem sido apontada nos últimos anos como uma das ferramentas educativas emergentes de maior potencial. Entre as várias características que lhe são atribuídas, realça-se a sua adequação a uma aprendizagem baseada na resolução de problemas concretos cujos desafios criados promovem o raciocínio e o pensamento crítico de uma forma activa, elevando também os níveis de interesse e motivação d...
Educational Robotics (ER) is increasingly used to boost student performance in several subjects, being reported successful attempts to introduce ER as a non-conventional way to help students in learning mathematics, sciences or even arts and to implement novel learning approaches, such as constructivism, project-based and problem-based learning. ER has been used to promote multidisciplinarity and collaborative ...
A Robótica tem tomado um pepel cada vez mais activo no processo educativo sendo já considerada uma ferramenta pedagógica com muita utilidade. O Ensino Básico (EB) tem sido alvo de poucos trabalhos de investigação, sendo ainda reduzidos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta pedagógica. Assim, os trabalhos da investigadora têm como objectivo mostrar que os robôs são uma ferramenta pedagógica útil, sobretu...
Although the field of Educational Robotics (ER) has been growing over the last few years and its usefulness has been shown in many studies, its use in basic or elementary school levels has been scarce. This work intends to address the issue of demonstrating that ER makes a very useful tool at the elementary levels of learning, proposing a project-oriented approach, where interdisciplinary work uses children's s...
The study described in this work was done by students of the Training and Education Courses (CEFs) in Informatics Operators of EB 2,3 Gonçalo Sampaio in Póvoa de Lanhoso during the academic year 2008/09. The study was conducted with two classes, with a total of 23 students. These students are aged between 15 and 18 years and the majority are males with only 4 girls. These students were not very motivated to att...
A Robótica, ainda que emergente, tem vindo a afirmar-se como uma ferramenta pedagógica extremamente útil em especial ao nível da educação científica e tecnológica. Neste contexto, o 1º ciclo do Ensino Básico tem constituído o parente pobre, sendo relativamente escassos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta neste nível de ensino. Este trabalho visa contribuir para colmatar esta lacuna, na medida em que s...
Tese de Mestrado em Educação ; A Robótica tem vindo a afirmar-se nos últimos anos como uma ferramenta pedagógica extremamente útil, ainda que emergente, em especial ao nível da educação científica e tecnológica. Neste contexto o 1º ciclo do Ensino Básico tem constituído o parente pobre, sendo raríssimos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta neste nível de ensino. Este trabalho visa colmatar esta lacuna...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |