O Mutismo Seletivo é uma problemática que envolve principalmente crianças em idade escolar, sendo aqui que mais frequentemente este se manifesta, e que compromete a sua performance nos contextos social e escolar. É um transtorno pouco conhecido e reconhecido o que dificulta não só o diagnóstico mas também a definição de estratégias de tratamento. Neste estudo é feito um trabalho ao nível da revisão da literatur...
Defende-se, actualmente, o princípio da inclusão em educação, ou seja, todos os alunos, apesar das diferenças, devem ter acesso a uma resposta educativa adequada, em contexto escolar. Sabe-se, contudo, que o êxito educativo não se traduz apenas em aprendizagens cognitivas, bem sucedidas, mas num todo que remete para a construção individual de cada aluno, no seio da colectividade. Numa faixa etária bastante comp...
A Robótica Educativa (RE) tem sido apontada nos últimos anos como uma das ferramentas educativas emergentes de maior potencial. Entre as várias características que lhe são atribuídas, realça-se a sua adequação a uma aprendizagem baseada na resolução de problemas concretos cujos desafios criados promovem o raciocínio e o pensamento crítico de uma forma activa, elevando também os níveis de interesse e motivação d...
Educational Robotics (ER) is increasingly used to boost student performance in several subjects, being reported successful attempts to introduce ER as a non-conventional way to help students in learning mathematics, sciences or even arts and to implement novel learning approaches, such as constructivism, project-based and problem-based learning. ER has been used to promote multidisciplinarity and collaborative ...
O insucesso escolar continua a afectar muitos dos nossos alunos. A identificação das causas e das formas de o colmatar é uma preocupação que vem sendo partilhada já há muitos anos por investigadores educacionais, por professores e pelos órgãos de gestão das escolas. A literatura consultada sobre esta temática levou-nos ao conhecimento sobre a existência de vários factores, intrínsecos e extrínsecos aos alunos, ...
Conhecer a forma como as famílias de alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) veem a interação com os professores de educação especial e do ensino regular e como estes dão resposta às suas necessidades, adequam os procedimentos, respostas educativas e apoios, tendo sempre em mente favorecer o crescimento e desenvolvimento destes alunos, foi o objetivo central deste estudo. As mudanças que, de...
As autoras fazem uma reflexão acerca do processo de Avaliação Institucional (AI) na Universidade Federal de Goiás (UFG) desde seu inicio com o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), sua trajetória e evolução até chegar ao momento atual onde a AI compõe de forma articulada com o planejamento e a informação, um Programa de Gestão Estratégica (PGE). Destacam a institucionalizaçã...
Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde ; Considerando as mudanças no ambiente de trabalho e a revolução tecnológica da última década impõe-se às organizações cada vez mais a necessidade de se tornarem competitivas de forma sustentável, aperfeiçoando a qualidade da sua gestão com objectivo de melhoria contínua do seu desempenho. Experiências de diversas organizações e literatura têm demonstrado que o sucesso d...
Este artigo apresenta os resultados de um estudo efectuado com 153 enfermeiros-chefes e enfermeiros especialistas responsáveis de serviço e teve como principal objectivo identificar o estilo de liderança que estes evidenciam na gestão dos serviços hospitalares. Partindo do modelo e da escala L.P.C. de Fiedler (1967) procedeu-se a um estudo de carácter exploratório, descritivo e correlacional, através dos método...
A Robótica tem tomado um pepel cada vez mais activo no processo educativo sendo já considerada uma ferramenta pedagógica com muita utilidade. O Ensino Básico (EB) tem sido alvo de poucos trabalhos de investigação, sendo ainda reduzidos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta pedagógica. Assim, os trabalhos da investigadora têm como objectivo mostrar que os robôs são uma ferramenta pedagógica útil, sobretu...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |