A emergência da nova economia digital, apoiada principalmente pela TI - Tecnologia da Informação - e a Internet produziu mudanças nas estratégias das empresas e em suas estruturas, possibilitando criar diferentes formas de colaboração entre empresas, clientes e fornecedores. A partir desse novo paradigma, esse artigo teve como objetivo apresentar um projeto desenvolvido de maneira colaborativa, envolvendo ator...
O caso de ensino 'Olhe bem as montanhas...: a expansão geográfica do comércio de móveis na encruzilhada' descreve o processo de formação e desenvolvimento de uma rede de empresas, bem como os mecanismos criados para coordenação e controle da rede. Ressalta também o dilema suscitado a partir da oportunidade de expansão para novos mercados. Isso em virtude do caso relatar a história de uma rede de empresas que cr...
Embasados na perspectiva de redes industriais e na literatura de canais de distribuição, neste artigo analisamos poder e mudanças pós-aquisição internacional, ocorridas nos relacionamentos da adquirida com fornecedores e compradores. Especificamente, investigamos se e como a variável poder influencia mudanças pós-aquisição internacional na rede de relacionamentos da adquirida. Para tanto, desenvolvemos um estud...
O presente artigo analisa processos de internacionalização, a partir dos relacionamentos interorganizacionais que são estabelecidos, desenvolvidos e/ou rompidos em nível nacional e internacional entre a firma e os clientes. Especificamente, busca-se examinar se e como a dinâmica desses relacionamentos atua na seleção e alteração do modo de entrada em determinado mercado estrangeiro. Para tanto desenvolveu-se um...
Nesse artigo analisamos mudanças pós-aquisição ocorridas na rede de fornecedores da firma adquirida. Especificamente, investigamos se e como processos de aquisição afetam os relacionamentos da adquirida com seus fornecedores, que são teoricamente categorizados em Relações de Compra e Venda [RCV] e Relações de Inserção [RI], a partir do grau de interdependência com a adquirida. Para tanto desenvolvemos um estudo...
This article deals with interdependence and the internationalisation process of multinationals (MNCs); a topic that has received scarce attention in the literature (e.g. Bell & Young, 1998; Holm et al., 1995). By reviewing the literature on behavioural models of internationalisation, initially, the article suggests that MNCs should be regarded as loosely coupled systems in which independence and interdepend...
A common feature of the literature on post-acquisition changes is its dyadic feature, i.e. the emphasis is placed on the actors directly involved in the acquisition, often represented by the acquiree and the acquirer. Accordingly, actors outside the dyad, such as suppliers and buyers, are usually disregarded. There is, however, a relevant exception in this literature. Recently, some Nordic authors have claimed ...
In this article we propose a framework for analysing internationalisation processes, manifested through a sequence of servicing modes. A servicing turn is, in turn, the institutional arrangement whereby firms operate in foreign markets. The framework borrows conceptual notions from the literature on foreign market entry, internationalisation and subsidiary development. Three implications for empirical studies a...
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