Encontrados 19 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Wiki as a Tool for Engaging Students with a Science Problem Solving Activity

Freire, Sofia; Faria, Cláudia; Baptista, Mónica; Freire, Ana; Galvão, Cecília

This study aims at knowing how students experience wikis while they are involved in a problem solving science activity. The study took place in a physics and chemistry 8th grade class (13 years old), where teacher implemented a problem solving activity about acid-base reactions, using a wiki. Participants were 20 students, of which 12 were female students. The activity involved six different working groups....


Cursos de educação e formação: uma oportunidade para questionar práticas de sal...

Baptista, Mónica; Freire, Sofia; Carvalho, Carolina; Freire, Ana; Azevedo, Mário; Oliveira, Teresa

Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de actividades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados sugerem...


Student Perceptions of Secondary Science Teachers’ Practices Following Curricul...

Carvalho, Carolina; Freire, Sofia; Conboy, Joseph; Baptista, Mónica; Freire, Ana; Azevedo, Mário; Oliveira, Teresa

Inquiry-based teaching has emerged as a highly valued strategy in science education. In Portugal, the science curriculum has been redesigned in order to promote such teaching. This implies substantial change in teacher practice. It is therefore important to understand students’ perceptions of teacher practice. Aim: In this study, we describe student perception of teacher practices and look for associations bet...


Social And Personal Networks Vs Media Conventional. Differences In The Informat...

Francisco Campos Freire; Ana María López Cepeda; Lorena Otero Santiago

The aim of this issue is to compare the treatment of the information on the traditional online media and the new platforms of social self-communication. The hypothesis is toprove the existence of a different behaviour between traditional and new media in regards to their coverage of the same fact. On one hand, the online media often show an institutional and influenced attitude due to the pressure from the grou...

Data: 2010   |   Origem: Revista Prisma.Com

Práticas de avaliação de professores de ciências físico-químicas do ensino básico

Correia, Marisa; Freire, Ana

Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos valorizando o desenvolvimento de competências de conhecimento (substantivo, processual e epistemológico), de comunicação, de raciocínio e atitudinais, e, em particular, nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretende-se caracterizar as práticas de avaliação de professores de Ciências físico-químicas do Ensin...


Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores...

Oliveira,Teresa; Freire,Ana; Carvalho,Carolina; Azevedo,Mário; Freire,Sofia; Baptista,Mónica

Após a contextualização da reforma curricular das ciências no ensino básico em Portugal, apresenta-se uma proposta de trabalho, no campo da Didática, para os professores de ciências aplicarem em sala de aula, que se pretende inovadora, investigação com base no planeamento - "design-based research (DBR)". Com a descrição desta abordagem pretende-se dar resposta a problemas que se colocam a professores e a invest...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Identity construction through schooling: listening to students’ voices

Freire, Sofia; Carvalho, Carolina; Freire, Ana; Azevedo, Mário; Oliveira, Teresa

Nowadays, one of the main problems faced by several educational systems around the world is educational exclusion. Portugal is no exception. It is recognized that those who drop out education are at risk of social exclusion, with reduced opportunities to participate in the society. In order to understand it, we reconceptualised school as a community of practice, where students not only appropriate academic know...


Trabalho laboratorial e práticas de avaliação de professores de ciências físico...

Correia, Marisa; Freire, Ana

Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de ...


O literal e a surpresa: os "estágios preliminares do chiste"

Freire,Ana Beatriz; Costa,Carlos Alberto Ribeiro

Vai-se discorrer sobre a função que as intervenções humorísticas podem desempenhar no tratamento de psicóticos, ao apaziguar a incidência do pulsional e suscitar a tomada de palavra por aqueles cuja existência não é balizada pelo falo. Para tanto, partiu-se da referência ao "chiste", efeito humorístico freudiano por excelência. A hipótese que aqui se desenha é a de que as vicissitudes econômicas relacionadas ao...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Utopia III, de Pina Martins: a actualização da Utopia de Thomas More

Freire, Ana Isabel Rodrigues

A presente dissertação intitulada “Vtopia III, de Pina Martins: a actualização da Utopia de Thomas More” pretende ser uma abordagem à forma dialógica como a narrativa portuguesa Vtopia III sedimentou a sua composição estrutural e semântica a partir da obra matricial Utopia, da autoria do humanista inglês Thomas More, num texto inovador, tematicamente adaptado ao contexto da realidade histórica portuguesa contem...

Data: 2008   |   Origem: Repositório da UTAD

19 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso








Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia