This study aims at knowing how students experience wikis while they are involved in a problem solving science activity. The study took place in a physics and chemistry 8th grade class (13 years old), where teacher implemented a problem solving activity about acid-base reactions, using a wiki. Participants were 20 students, of which 12 were female students. The activity involved six different working groups....
Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de actividades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados sugerem...
Inquiry-based teaching has emerged as a highly valued strategy in science education. In Portugal, the science curriculum has been redesigned in order to promote such teaching. This implies substantial change in teacher practice. It is therefore important to understand students’ perceptions of teacher practice. Aim: In this study, we describe student perception of teacher practices and look for associations bet...
The aim of this issue is to compare the treatment of the information on the traditional online media and the new platforms of social self-communication. The hypothesis is toprove the existence of a different behaviour between traditional and new media in regards to their coverage of the same fact. On one hand, the online media often show an institutional and influenced attitude due to the pressure from the grou...
Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos valorizando o desenvolvimento de competências de conhecimento (substantivo, processual e epistemológico), de comunicação, de raciocínio e atitudinais, e, em particular, nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretende-se caracterizar as práticas de avaliação de professores de Ciências físico-químicas do Ensin...
Após a contextualização da reforma curricular das ciências no ensino básico em Portugal, apresenta-se uma proposta de trabalho, no campo da Didática, para os professores de ciências aplicarem em sala de aula, que se pretende inovadora, investigação com base no planeamento - "design-based research (DBR)". Com a descrição desta abordagem pretende-se dar resposta a problemas que se colocam a professores e a invest...
Nowadays, one of the main problems faced by several educational systems around the world is educational exclusion. Portugal is no exception. It is recognized that those who drop out education are at risk of social exclusion, with reduced opportunities to participate in the society. In order to understand it, we reconceptualised school as a community of practice, where students not only appropriate academic know...
Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico-Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de ...
Vai-se discorrer sobre a função que as intervenções humorísticas podem desempenhar no tratamento de psicóticos, ao apaziguar a incidência do pulsional e suscitar a tomada de palavra por aqueles cuja existência não é balizada pelo falo. Para tanto, partiu-se da referência ao "chiste", efeito humorístico freudiano por excelência. A hipótese que aqui se desenha é a de que as vicissitudes econômicas relacionadas ao...
A presente dissertação intitulada “Vtopia III, de Pina Martins: a actualização da Utopia de Thomas More” pretende ser uma abordagem à forma dialógica como a narrativa portuguesa Vtopia III sedimentou a sua composição estrutural e semântica a partir da obra matricial Utopia, da autoria do humanista inglês Thomas More, num texto inovador, tematicamente adaptado ao contexto da realidade histórica portuguesa contem...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |