O presente estudo pretendeu descrever e analisar um processo de mudança de práticas ao nível das dimensões da avaliação e da participação das famílias na educação pré-escolar através da documentação das aprendizagens das crianças, recorrendo à construção de portfólios digitais. Apresentam-se dados sobre o processo de construção dos portfólios e da participação das famílias nos mesmos, com destaque para uma da...
O século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos. Por outro lado, a necessidade de dar resposta à educação para todos acentuou as responsabilidades dos políticos, dos professores e dos inves...
O século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos, o público é cada vez mais heterogéneo e em que há um aumento das expectativas relativamente ao contributo da Escola para o desenvolvimento d...
As comunidades de prática conhecem actualmente um desenvolvimento importante. A Rede de Bibliotecas Escolares do Porto (RBEP) é uma comunidade de prática de professores bibliotecários, que recorre a uma plataforma online e que tem como missão apoiar estes profissionais e dar visibilidade ao seu trabalho. Neste artigo, apresentamos a RBEP e a sua plataforma, e reflectimos sobre o conceito de comunidade de prátic...
Em Outubro de 1996 o Ministério da Educação lançou o programa Nónio, século XXI. Reflectindo uma preocupação sobre a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação nas Escolas, este programa, através de uma série de medidas, visa uma intervenção no sistema educativo, impulsionadora de novas práticas, onde o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação seja (re)equacionado. Terminado o projecto Mine...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||