U-TRACER é uma ferramenta que tem como objetivo dar visibilidade aos dados recolhidos no projeto TRACER, dados que dizem respeito ao uso das Tecnologias da Comunicação nas Instituições de Ensino Superior Público Português. Os dados foram recolhidos junto das instituições através de um questionário online. A divulgação dos ...
Uma folha de papel em branco parece ajudar-nos nas nossas acções de reflexão. Não existe um estado prévio nem a necessidade de seguir as ideias ou as pegadas de quem quer que seja. É esta a minha percepção de uma folha em branco, qual é a sua? Possivelmente as nossas opiniões não serão assim tão diferentes, no entanto ainda o são.Questoes de ergonomia tornam-se essenciais aquando da concepção de aplicações mult...
Considerando os novos cenários em rede definidos por tecnologias e serviços da internet e da World Wide Web, propomos, utilizando media interactivo, mais concretamente, agentes multimedia on-line em rede com características multi-utilizador, desenvolver «módulos lúdicos» de aprendizagem, formação e consciencialização. O público-alvo são crianças dos 5 aos 10 anos e a actividade de comunicação e interacção dever...
O presente artigo tem como objetivo apresentar o propósito, a metodologia, a análise e uma proposta de harmonização para um conjunto alargado de normas existentes e comummente utilizadas nas Instituições de Memória (Arquivos, Bibliotecas e Museus), para a organização e representação da informação.
O presente artigo [1] tem como objetivo explorar a componente participativa/colaborativa, no cenário português, expressa no inquérito à Sociedade da Informação realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Para além do estudo exploratório o artigo pretende, ainda, tecer algumas ilações acerca da importância atribuída por profissionais da informação e utilizadores à interação/colaboração com uma plataf...
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 ; O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, procura documentar a experiência pedagógica realizada na Escola Secundária de Sacavém, com uma turma de 10º ano, do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, na disciplina de Tecnologias de Infor...
Mestrado Integrado em Medicina Dentária ; Master Degree in Dental Medicine
O presente artigo é o resultado de uma breve pesquisa centrada na questão das culturas de convergência no contexto específico dos Massively Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs). Como conteúdo do mesmo, intenta-se clarificar alguns dos principais conceitos relacionados com a referida área temática, apre-sentar exemplos que ilustrem, de algum modo, a cultura de convergência nos MMORPGs, bem como se pro...
Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 ; Este estudo procura analisar o contributo que as ferramentas da educação à distância podem dar ao ensino presencial, no campo da educação matemática. Procuramos também contribuir para uma melhor compreensão da forma como o professor pode dinamizar e envolver os alunos, tirando...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |