Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

U-TRACER: uma ferramenta de visualização da informação sobre o uso das Tecnolog...

Pinto, Marta; Universidade de Aveiro; Raposo, Rui; Universidade de Aveiro; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro

U-TRACER é uma ferramenta que tem como objetivo dar visibilidade aos dados recolhidos no projeto TRACER, dados que dizem respeito ao uso das Tecnologias da Comunicação nas Instituições de Ensino Superior Público Português. Os dados foram recolhidos junto das instituições através de um questionário online. A divulgação dos ...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Ser diferente, ou não, na percepção do universo digital

Raposo, Rui

Uma folha de papel em branco parece ajudar-nos nas nossas acções de reflexão. Não existe um estado prévio nem a necessidade de seguir as ideias ou as pegadas de quem quer que seja. É esta a minha percepção de uma folha em branco, qual é a sua? Possivelmente as nossas opiniões não serão assim tão diferentes, no entanto ainda o são.Questoes de ergonomia tornam-se essenciais aquando da concepção de aplicações mult...

Data: 2013   |   Origem: Comunicação e Sociedade

Implementação e avaliação de um instrumento de mediação e aprendizagem no âmbit...

Mealha, Óscar; Raposo, Rui; Sousa, Álvaro; Veloso, Ana; Lopes, Conceição; Valente, Costa; Barbosa, Helena; Quental, Joana; Nunes, José

Considerando os novos cenários em rede definidos por tecnologias e serviços da internet e da World Wide Web, propomos, utilizando media interactivo, mais concretamente, agentes multimedia on-line em rede com características multi-utilizador, desenvolver «módulos lúdicos» de aprendizagem, formação e consciencialização. O público-alvo são crianças dos 5 aos 10 anos e a actividade de comunicação e interacção dever...

Data: 2013   |   Origem: Comunicação e Sociedade

A harmonização normativa em Instituições de Memoria: os desafios e dificuldades...

Justino, Ana Cristina Fernandes Cortês Santana; Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

O presente artigo tem como objetivo apresentar o propósito, a metodologia, a análise e uma proposta de harmonização para um conjunto alargado de normas existentes e comummente utilizadas nas Instituições de Memória (Arquivos, Bibliotecas e Museus), para a organização e representação da informação.


A componente participativa no cenário português: do uso à participação

Justino, Ana Cristina Fernandes Cortês Santana; Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro

O presente artigo [1] tem como objetivo explorar a componente participativa/colaborativa, no cenário português, expressa no inquérito à Sociedade da Informação realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Para além do estudo exploratório o artigo pretende, ainda, tecer algumas ilações acerca da importância atribuída por profissionais da informação e utilizadores à interação/colaboração com uma plataf...


Criação de páginas web com o Webnode

Raposo, Rui Miguel Melão, 1976-

Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 ; O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, procura documentar a experiência pedagógica realizada na Escola Secundária de Sacavém, com uma turma de 10º ano, do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, na disciplina de Tecnologias de Infor...


Risco de lesão do nervo alveolar inferior na extração de terceiros molares infe...

Raposo, Rui Jorge Parrado de Figueiredo

Mestrado Integrado em Medicina Dentária ; Master Degree in Dental Medicine


MMORPGs e culturas de convergência

Morais, Nídia Salomé; Raposo, Rui

O presente artigo é o resultado de uma breve pesquisa centrada na questão das culturas de convergência no contexto específico dos Massively Multiplayer Online Role Playing Games (MMORPGs). Como conteúdo do mesmo, intenta-se clarificar alguns dos principais conceitos relacionados com a referida área temática, apre-sentar exemplos que ilustrem, de algum modo, a cultura de convergência nos MMORPGs, bem como se pro...


O trabalho colaborativo em plataforma LMS (Moodle) e a aprendizagem matemática

Raposo, Rui Pedro Broco

Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 ; Este estudo procura analisar o contributo que as ferramentas da educação à distância podem dar ao ensino presencial, no campo da educação matemática. Procuramos também contribuir para uma melhor compreensão da forma como o professor pode dinamizar e envolver os alunos, tirando...


9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento




Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia