Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Funções e competências do novo docente: breve apontamento

Bonito, Jorge; Raposo, Nicolau; Trindade, Vítor

Tem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por...


A Segurança das Actividades Práticas

Bonito, Jorge; Raposo, Nicolau; Macedo, Regêncio

Este trabalho pretende constituir-se como um sério alerta à segurança das actividades práticas desenvolvidas no âmbito educativo. Têm constituído notícia alguns acidentes que ocorrem nos laboratórios das escolas, como por exemplo queimaduras, ou inclusivamente explosões (veja-se o bem recente caso francês), e mais proximamente acidentes muito graves que implicaram a perda de vidas (veja-se, por exemplo, o caso ...


Desenhando um Possível Modelo para Ensinar Ciências

Bonito, Jorge; Raposo, Nicolau; Macedo, Regêncio; Trindade, Vítor

Este artigo constitui-se como o primeiro de uma trilogia que procura desenhar e caracterizar um possível modelo para ensinar ciências. Congregando os conhecimentos produzidos mais recentemente no âmbito da psicologia cognitiva, reflecte-se acerca do tipo de estratégias a definir e sobre a orientação a dar a estratégias de aprendizagem que os alunos adquiriram em outras experiências ou em situações de educação n...


Uma Experiência Didáctica na Formação de Professores com Resolução de Problemas...

Bonito, Jorge; Macedo, Regêncio; Raposo, Nicolau

Com base no pressuposto da maior parte das investigações e inovações em didáctica das ciências que consideram explicitamente, como base de trabalho, as teorias construtivistas sobre a aprendizagem e as suas consequências no ensino, este estudo dá conta de uma investigação-acção, no âmbito da formação inicial de professores dos ensinos básico (3.º ciclo) e secundário, com resolução de problemas com experimentaçã...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





Data



Tipo de Documento


Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia