Tem-se vindo a questionar a função tradicional do professor, e apresentado um conjunto de reflexões e de propostas à mudança do papel que o docente deve ter. As novas identidades, fundamentadas basicamente na reflexão e na análise pedagógica, são consequência da evolução dos sistemas educativos e colocam um desafio às próprias instituições responsáveis pela formação de professores. Vários estudos conduzidos por...
Este trabalho pretende constituir-se como um sério alerta à segurança das actividades práticas desenvolvidas no âmbito educativo. Têm constituído notícia alguns acidentes que ocorrem nos laboratórios das escolas, como por exemplo queimaduras, ou inclusivamente explosões (veja-se o bem recente caso francês), e mais proximamente acidentes muito graves que implicaram a perda de vidas (veja-se, por exemplo, o caso ...
Este artigo constitui-se como o primeiro de uma trilogia que procura desenhar e caracterizar um possível modelo para ensinar ciências. Congregando os conhecimentos produzidos mais recentemente no âmbito da psicologia cognitiva, reflecte-se acerca do tipo de estratégias a definir e sobre a orientação a dar a estratégias de aprendizagem que os alunos adquiriram em outras experiências ou em situações de educação n...
Com base no pressuposto da maior parte das investigações e inovações em didáctica das ciências que consideram explicitamente, como base de trabalho, as teorias construtivistas sobre a aprendizagem e as suas consequências no ensino, este estudo dá conta de uma investigação-acção, no âmbito da formação inicial de professores dos ensinos básico (3.º ciclo) e secundário, com resolução de problemas com experimentaçã...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |