Contém os textos das comunicações e os pósteres apresentados no IV Encontro de Tipografia, em Idanha-a-Velha.
O presente artigo expõe o projeto de índole curricular em desenvolvimento e tem como finalidade demonstrar que o vestuário profissional (fardamento) representa um canal de difusão da imagem de uma instituição e pode ser promotor da sua identidade visual. Cada vez mais e nas diversificadas situações, o fardamento tem problemas que um designer de vestuário e têxtil pode solucionar. Conhe...
Trata-se de uma revisão e crítica da literatura especializada, procurando definir o percurso aconselhado para a definição, gestão e desenho de marcas. A literatura indicia o requisito de articulação entre os diversos componentes de identidade, como necessidade da definição da imagem e reputação pretendida como base do desenho e gestão da marca. ; This is a review and critique of literature, trying to define th...
This article is an explanation based on the bibliography of the specialties of communication design, Corporate Visual Identity, ergonomics and visual perception of graphic signs, with the intention of increasing communicational efficiency in designers' work. Based on the assumptions of perceptual efficiency, ergonomics and symbolic, graphic brands are contextualized as strategic elements of Corporate Visual Ide...
Através de uma revisão da literatura este artigo pretende confrontar as principais técnicas e signos usados para criar uma identidade global estatal capaz de persuadir as populações. Trata-se de um percurso pela história que passa por algumas das principais civilizações e ditadores, com o intuito de detetar padrões e identificar a intenção subjacente aos signos de identidade.
Um olhar sobre a Identidade Visual da Polaroid
Trata-‐se de uma investigação que visa compreender como é descodificada a Identidade Visual Corporativa, com o intuito de aumentar a eficácia comunicacional do trabalho dos designers ao nível da codificação, considerando o objectivo da empresa ou marca. Com base em 15 casos de estudo e através de quatro questionários, pretende-‐se identificar conotações gráficas de logótipos e da tipografia corporativa, atend...
Embora o domínio da Identidade Visual Corporativa (IVC) assente sobre os níveis estratégico, de design e operacional, esta investigação prende-se em maior medida com os dois primeiros, sem omitir o terceiro
Although the domain of Corporate Visual Identity (CVI) is based on the strategic, design and operational levels, this research relates to a greater extent with the first two, omitting the third.
Este artigo trata de fazer um pequeno percurso histórico sobre como a marca se converteu nos sistemas de identidade visual corporativa. Alguns dos principais projectos de identidade ajudam a entender que motivações originaram a necessidade de organização dos sistemas de identidade.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |