O discurso sobre o ambiente percorre múltiplas linhas na esfera pública contemporânea. Trata-se de um “publicly dominant discourse” (Jung 2001: 271), um tipo de discurso significativo na configuração das experiências “em segunda mão” mediadas pelos media, com relevante capacidade de intervenção social. Uma das manifestações desse discurso pode ser identificada nos editoriais da imprensa escrita. Textos assumida...
Situando-se no quadro da Análise do Discurso, o presente texto descreve e analisa aspetos funcionais e configuracionais relevantes de um breve corpus de artigos jornalísticos contemporâneos que tocam a problemática ambiental. Assumindo que «a imprensa é, por excelência, o lugar do relato de discursos» (Duarte, 2003: 97) e que o ambientalismo se constitui nos espaços públicos como um dos “discursos públicos domi...
Although immigration is and old phenomenon, in western societies it has becoming a social problem, giving rise to economical, social and cultural issues. This is particularly true with regard to the displacement of children, especially when not accompanied by adults. Media representations of children immigrants are most commonly related with risk, may it be in terms of security, poverty, sexual or labor exploit...
Situando-se no quadro da Análise do Discurso, o presente texto descreve e analisa aspetos funcionais e configuracionais relevantes de um breve corpus de artigos jornalísticos contemporâneos que tocam a problemática ambiental. Identifica alguns dos mecanismos mais salientes sobre os quais este tipo de discurso se constrói, nomeadamente a interdiscursividade com o discurso da ciência, as suas marcas de didaticida...
Esta publicação reúne textos de Conferências e de Comunicações apresentadas no âmbito do 8.º Encontro Nacional 6.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração – realizado nos dias 9/10 de Julho de 2010, na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Estes textos – da exclusiva responsabilidade dos autores – foram submetidos pelos mesmos, em tempo útil, para esta publicação, cumprindo...
En este texto se ofrecen las principales características del CESC – Centro de Estudos da Criança como unidad de investigación oficialmente reconocida en Portugal y se dan a conocer sus objetivos y principales líneas de estudio y de interés. Se destaca en el ámbito de los diferentes proyectos que desarrolla y acoge este centro, el proyecto “Ambiente e ecoliteracia na novíssima literatura para a infância”, por es...
Recensão de um álbum ilustrado recentemente publicado, questionador irónico de algumas perceções comuns, marcado por heterogeneidade no polo da criação e também no polo da destinação, e potencialmente promotor da ecoliteracia dos leitores previstos.
This paper presents the results of a comparative research carried out on a Portuguese and Romanian written press corpus extracted from two prominent daily newspapers between January‑December 2008. The excerpted corpus which thematically deals with the problem of children exposed to or subjected to danger or abuse, is approached from the perspective of the polyphonic heterogeneity concept as developed by Bakhtin...
This paper, within the framework of Discourse Analysis, presents the mapping results of four Portuguese daily newspapers’ headlines about children at risk, during the first quarter of 2008. It aims at describing the linguistic materiality of verbal productions, by identifying the underlying interpretative repertoire and media framing. By doing so, it uncovers the modalising function of journalists and contribut...
This paper aims to present some early results from an ongoing project named «Representations of Childhood - media discourses on children at risk». This multi-discipline research project, focused on children at risk, is conducted under the auspices of the Centre for Child Studies at the University of Minho, in Portugal, and funded by the Science and Technology Foundation (PTDC/CCI/64130/2006). It examines how th...
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