Encontrados 82 documentos, a visualizar página 1 de 9

Ordenado por Data

Distribution of PCDD/Fs and dioxin-like PCBs in sediment and plants from a cont...

Nunes, Margarida; Vernisseau, Anaïs; Marchand, Philippe; Le Bizec, Bruno; Ramos, Fernando; Pardal, M. A.

Concentrations and profiles of 2,3,7,8-substituted polychlorinated dibenzo-p-dioxins, polychlorinated dibenzofurans (PCDD/Fs) and dioxin-like polychlorinated biphenyls (dl- PCBs)were investigated in sediment and plants collected from a salt marsh in the Tejo estuary, Portugal. The highest PCDD/F and dl-PCB concentrations were detected in uncolonized sediments, averaging 325.25±57.55 pg g−1 dry weight (dw) and 8...


The influence of sulfathiazole on the macroalgae Ulva lactuca

Leston, Sara; Nunes, Margarida; Viegas, Ivan; Nebot, Carolina; Cepeda, Alberto; Pardal, M. A.; Ramos, Fernando

Sulfonamides (SA) are a class of antibiotics routinely found in environmental matrices and therefore their role as contaminants should be investigated in non-target organisms. With this purpose the present experimental work has evaluated the exposure of the chlorophycean Ulva lactuca L. to sulfathiazole (STZ), a SA drug commonly used in aquaculture, at two concentrations representing prophylactic (25 lgmL 1) an...


Editorial

Silva, Armando Malheiro da; Universidade do Porto, Faculdade de Letras

Data: 2014   |   Origem: Revista Prisma.Com

Repensar a tecnologia em contextos educativos: o SAPO Campus no DeCA

Santos, Carlos; Universidade de Aveiro; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro; Pedro, Luís; Universidade de Aveiro

Hoje em dia, as tecnologias oferecidas pelas instituições de ensino ainda se baseiam, na sua grande maioria, em práticas e rotinas que são principalmente centradas noprofessor ou na gestão do processo de ensino. O SAPO Campus procurar contribuir para transformar essa tradição, propondo uma plataforma integrada de serviçosWeb 2.0 que promove a abertura, a c...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

A Gestão e a Formação de Docentes para o Uso das Tecnologias da Comunicação: o ...

Batista, João; Universidade de Aveiro (ISCA) / CETAC.MEDIA; Morais, Nídia Salomé; Instituto Politécnico de Viseu (ESEV) / CI&DETS

Neste artigo apresentam-se resultados parcelares de um projeto em que foi estudada a perspectiva institucional do uso das tecnologias da comunicação no suporte à aprendizagem no ensino superior público português. Apresentase a contextualização do estudo e a orientação metodológica, a que se segue a descrição de resultados. Estes ...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

U-TRACER: uma ferramenta de visualização da informação sobre o uso das Tecnolog...

Pinto, Marta; Universidade de Aveiro; Raposo, Rui; Universidade de Aveiro; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro

U-TRACER é uma ferramenta que tem como objetivo dar visibilidade aos dados recolhidos no projeto TRACER, dados que dizem respeito ao uso das Tecnologias da Comunicação nas Instituições de Ensino Superior Público Português. Os dados foram recolhidos junto das instituições através de um questionário online. A divulgação dos ...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Impactos associados ao uso de tecnologias da comunicação em contextos de aprend...

Morais, Nídia Salomé; Instituto Politécnico de Viseu (ESEV) / CI&DETS, Portugal; Batista, João; Universidade de Aveiro (ISCA) / CETAC.MEDIA, Portugal

Neste artigo apresentam-se e discutem-se alguns dos resultados obtidos no âmbito de uma investigação que teve como objetivo principal identificar e caracterizaro uso que os estudantes do Ensino Superior Público Português (ESPP) fazem das Tecnologias da Comunicação (TC) para suporte à aprendizagem, com especialenfoque na dimensão do género. Para...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

V.6, n.1 (2014)

Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

O uso de recursos educacionais abertos no ensino superior: potencialidade, desa...

Coelho, Dalila; Universidade de Aveiro; Balula, Ana; Universidade de Aveiro; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro

Mundialmente, o Ensino Superior tem sido impelido a uma lógica de ‘abertura’, nomeadamente, através da disponibilização de publicações em acesso livre, depercursos de educação aberta e a distância, e de práticas pedagógicas sustentadas em recursos educacionais dinâmicos, abrangentes e adequados à evoluç&a...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

A Literature Review of the Use of Communication Technologies in Higher Education

Morais, Nídia Salomé; Instituto Politécnico de Viseu; Pombo, Lúcia; Universidade de Aveiro; Batista, João; Universidade de Aveiro

This paper presents a review of scientific literature on the use of Communication Technologies in higher education in national and international contexts. This review of literature, carried out under the TRACER project, indicates extensive research in this area, confirming the use and operation of a wide range of Communication Technologies in the activity of teachers and students, although there was wide dispar...

Data: 2014   |   Origem: Revista Prisma.Com

82 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia