Subjects present different ways to conceptualize and experience learning (e.g., Saljo, 1979; Marton, Dall Álba & Beaty (1993). This has also been confirmed by portuguese researches (e.g., Grácio 2002, Rosário et al., 2007). It was found the conceptions of learning influence the way students approach learning and the quality of learning outcomes. It was also established a link between the student conception of ...
Este projecto enquadra-se no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Equipa de Educação do K’CIDADE – Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano, uma iniciativa da Fundação Aga Khan Portugal. A importância do desenvolvimento precoce de competências matemáticas é consensual entre os investigadores deste domínio. O enquadramento teórico do projecto assentou fundamentalmente nos modelos de desenvolvimen...
As tarefas matemáticas providenciam o contexto no qual os estudantes aprendem matemática. Embora sejam muitos os factores que influenciam o processo de aprendizagem da matemática, as tarefas propostas aos estudantes são determinantes na medida em que actuam como “causas próximais” da aprendizagem. O nível de exigência cognitiva e a promoção do processo de matematização são características fundamentais nas tare...
Existem muitas abordagens para a formulação e análise de problemas de investigação. Uma dessas abordagens, os Modelos Estatísticos Lineares Gerais (Ward & Jennings 1979; Jennings & Ward 1975; Jennings 1988a, 1988b), mostra ser poderosa e efectiva na resposta a muitos destes problemas. Neste artigo apresentamos sumariamente a razão de ser desta alternativa e elaboramos duas aplicações concretas envolvendo medida...
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