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Academic trajectories and labour market transitions of mature graduates: a case...

Gonçalves, Teresa; Quintas, Helena; Fragoso, António

The Bologna Process, recently implemented in Portugal, has brought many changes to higher education institutions (HEI). One of these changes refers to a law that enables mature students (23 years and older) to gain special access to higher education, taking into account their professional experience. The numbers of mature students are therefore increasing in our country, making our academic population more dive...


Práticas de colaboração entre o Ensino Superior e o Projeto TEIP: reflexões so...

Quintas, Helena; Borges, Maria Leonor; Amado, Nélia; Vieira, Luís Sérgio

Reflexão sobre o trabalho dos peritos da Universidade do Algarve, no âmbito da colaboração entre esta Universidade e o Ministério da Educação no "Projeto TEIP-3" ; A presente comunicação pretende analisar as mútuas vantagens para a formação e desenvolvimento profissional docente que advêm da relação entre o Ensino Superior e o projeto “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (TEIP), da iniciativa do...


THE LEADERSHIP OF SCHOOLS IN THREE PORTUGUESE REGIONS. A VIEW FROM EXTERNAL EVA...

Quintas, Helena; Universidade do Algarve, Portugal; Gonçalves, José Alberto Mendonça; Universidade do Algarve, Portugal

School leadership has significant effects on the learning, development and academic success of the pupils and on the quality of educational organisations; so, to a large extent, the effectiveness of the school depends upon the way in which leadership is carried out. It is on this basis that we undertook our study which this article reports. We aim at characterising the leadership of schools and school clusters ...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Práticas e estilos de liderança

Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto

No presente capítulo, procura-se caracterizar as práticas e estilos de liderança das escolas e agrupamentos de escolas das regiões objeto do estudo realizado, a partir da análise de conteúdo dos respetivos relatórios de avaliação externa, tendo presente que o referencial utilizado por todas as equipas de avaliação perspetiva a liderança segundo quatro fatores: visão e estratégia, motivação e empenho, abertura à...


Avaliação externa e auto-avaliação das escolas

Quintas, Helena; Vitorino, Teresa Cristina Moura

Em Portugal, a questão da avaliação das escolas tem vindo a ser cada vez mais debatida e as atitudes dos vários intervenientes do setor educativo, nomeadamente das escolas, têm vindo a ser objeto de algumas transformações. Apesar de não ser ainda uma prática consistente e estabelecida na cultura organizacional dos nossos estabelecimentos de educação e ensino, nos últimos anos têm sido desenvolvidas algumas ativ...


Avaliação externa e sucesso escolar

Veloso, Luisa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela; Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto; Vitorino, Teresa; Caixeirinho, Telma

Investigação que integrou o ISCTE, a Universidade do Algarve e a Associação de Desenvolvimento Local "Barafunda" ; O presente texto resulta de uma investigação que teve como objeto de estudo principal os contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário em Portugal, abordando a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os processos de avaliação e o sucesso escolar. O e...


I will never give up… Life stories of mature students in higher education

Gonçalves, Teresa; Quintas, Helena; Ribeiro, Carlos Miguel; Monteiro, Rute; Bago, Joana; Fonseca, Henrique; Santos, Lucilia; Almeida, António Fragoso de

The Portuguese law 64/2006 allows mature students, older than 23, (M23) to access university, widening the participation of adult population in higher education. This paper is part of a research project focused on the experiences of non-traditional students in higher education. In this paper we analyse the stories of four mature students, with the aim to identify their motives for entering higher education; to ...


Non-traditional access to higher education – an evolution in Portugal

Bago, Joana; Santos, Lucilia; Fonseca, Henrique; Almeida, António Fragoso de; Gonçalves, Teresa; Ribeiro, Carlos Miguel; Quintas, Helena; Monteiro, Rute

Poster apresentado à 44th EUCEN Conference “Border Crossing as a Viable Choice: Collaboration, Dialogue and Access to higher Education” ; In Portugal the access to Higher Education (HE), comprising Universities and Polytechnic institutions, can be achieved by several dedicated “doors”. Besides the “National Admission Process” that accounts for the largest number of candidacies and vacancies and constitutes the...


Das histórias de vida às vidas com história. O impacte do processo de reconheci...

Portela, Sofia; Quintas, Helena

Os processos de Reconhecimento, validação e certificação de competências foram introduzidos em Portugal ao longo da última década, como forma de diminuir o baixo nível de certificação escolar e de qualificação profissional da população adulta portuguesa. Estes processos visam a certificação de competências já adquiridas por adultos e também a sua motivação para realizar novas aprendizagens, o que representará u...


O problema do “abandono” nos cursos de educação e formação de adultos (efa): um...

Quintas, Helena; Marrocos, Laura

A educação é o elemento chave na construção de uma sociedade fundamentada na informação, no conhecimento e na aprendizagem. Simultaneamente ao aumento da consciência sobre a importância da educação, o conceito de educação partilhada e igualitária foi-se expandido. Esta consciência educacional foi reforçada e, com o objectivo de proporcionar condições a quem não teve oportunidade para concluir, no tempo certo, o...


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