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Paradigma subjacente ao estudo da inferência condicional

Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor

Neste artigo apresentamos os estudos sobre as inferências com frases condicionais, do tipo “Se A, então C”, como o paradigma experimental que tem sido privilegiado para estudar a raciocínio dedutivo. Iremos referir os efeitos principais que foram encontrados desde os estudos originais, bem como as diversas explicações teóricas de que a psicologia dispõe atualmente para explicar esses efeitos. Serão realçadas as...


Raciocínio deôntico em reclusos

Quelhas, Ana Cristina; Guerreiro, João

A teoria dos modelos mentais (Johnson-Laird, 1983, 2006; Johnson-Laird & Byrne, 1991) tem, recentemente, investido na compreensão do processo de modulação (semântica e pragmática) do raciocínio condicional (Johnson-Laird & Byrne, 2002; Quelhas & Byrne, 2003; Quelhas & Johnson-Laird, 2004, 2005; Quelhas, Johnson-Laird, & Juhos, 2010). O presente estudo insere-se nesse âmbito, nomeadamente na compreensão da modul...


Reasoning with 'unless' counterfactual conditionals

García-Madruga, Juan A.; Moreno-Ríos, Sérgio; Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor

This article tackles factual and counterfactual 'unless' expressions such as "Virginia will not pass the exam unless she works harder" and "Virginia would not passed the exam unless she had worked harder". 'Unless' is a negative conditional that is semantically equivalent to 'if not'. However, some authers have claimed that 'unless' is more closely related to 'only if' than to 'if not'. We report two experiment...


O efeito de ordem temporal no pensamento contrafactual das crianças

Rasga, Célia; Quelhas, Ana Cristina

Quando os adultos pensam contrafactualmente, acerca do que poderia ter sido diferente numa sequência aleatória de acontecimentos, como por exemplo num jogo de moeda ao ar (cara ou coroa), são influenciadas pela ordem em que esses acontecimentos ocorrem, exibindo um efeito de ordem temporal, e consequentemente atribuem emoções como a culpa (no caso de perderem) ao último jogador (ver Byrne, 2005, para uma revisã...


Memória de trabalho e inferência silogística: Estudo exploratório de novas medidas

Guerreiro, João; Quelhas, Ana Cristina; García-Madruga, Juan A.

Na presente investigação procurou-se estudar as relações entre a memória de trabalho e o raciocínio dedutivo a partir da perspectiva das diferenças individuais (i.e. saber se o desempenho em tarefas raciocínio pode ser previsto a partir da capacidade de memória de trabalho). Nesse sentido, são usados problemas de raciocínio silogístico que diferem em termos do nível de exigência cognitiva previsto pela teoria d...


Conhecimentos, modelos, e raciocínio condicional

Quelhas, Ana Cristina; Johnson-Laird, Philip N.

A interpretação de frases, e em particular a interpretação de frases condicionais, pode ser modulada quer pelo significado das mesmas, pelos referentes, ou pelos conhecimentos gerais. O presente estudo examina o efeito pragmático dos conhecimentos no raciocínio a partir de pares de premissas condicionais. De acordo com a teoria dos modelos, inferências com a mesma forma, mas com conteúdos diferentes, deverão ge...


Raisonnement conditionnel: Modeles mentaux et schemas pragmatiques

Quelhas, Ana Cristina

Tese de doutoramento em Psicologia Université de Provence


Raciocínio condicional : Silogismos e tarefa de selecção

Quelhas, Ana Cristina; Gilly, Michel

Nas duas experiências apresentadas pretende-se testar hipóteses com base em duas teorias: a teoria dos modelos mentais (Johnson-Laird, 1983; Johnson-Laird & Byrne, 1991); e a teoria dos esquemas pragmáticos de raciocínio (Cheng & Holyoak, 1985, 1989). No domínio do raciocínio condicional foram utilizados dois tipos de tarefa: silogismos condicionais (inferência Modus Ponens e Modus Tollens) e a tarefa de selec...


Efeitos de conteúdo no raciocínio com silogismos condicionais

Quelhas, Ana Cristina; Ribeiro, Olívia

É utilizada uma tarefa de silogismos condicionais em amostras de estudantes com 8, 11 e 14 anos. Para além de uma manipulação do conteúdo das frases condicionais, em sentido mais restrito (conteúdo familiar vs. conteúdo arbitrário), o objectivo desta investigação centra-se na manipulação do tipo de informação que constitui o antecedete e consequente, bem como na utilização de um auxiliar modal. ; ABSTRACT: It ...


O problema da instrução na tarefa de selecção de cartões

Quelhas, Ana Cristina; Ribeiro, Olívia

Esta investigação, no âmbito do raciocínio condicional, prende-se com a utilização de uma tarefa de selecção de cartões, originalmente proposta por Wason (1966). O estudo foi realizado com uma amostra de estudantes universitários. É apresentado aos sujeitos uma frase condicional que pode ser de tipo deôntico ou neutro, e que, também, pode variar de conteúdo (familiar, plausível e arbitrário). A frase é identifi...


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