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"A relevância da gestão emocional na comunicação com o doente no primeiro ensin...

Camarneiro, Ana Paula Forte; Queirós, Paulo Joaquim Pina; Pinto, José Manuel de Matos

O primeiro ensino clínico (EC) da Licenciatura em Enfermagem é um estágio hospitalar de Fundamentos de Enfermagem realizado no segundo ano. Neste, a relação com o doente caracteriza-se pela riqueza de oportunidades de aprendizagem e pelas dificuldades emocionais vividas (Camarneiro, Pinto, & Queirós, 2013). Professores envolvidos na orientação preocupam-se com esta dimensão, no contexto. Seminários da componen...


Cultural Adaptation and Psychometric Properties of the Portuguese Version of th...

Amaral, António Fernando Salgueiro; Cardoso, Ana Filipa dos Reis Marques; Queirós, Paulo Joaquim Pina; Ribeiro, Carlos Alberto Fontes

Background: Self-care is a nursing sensitive outcome. In Portugal there is a lack of validated scales to assess self-care. Scales have their own validation methods to be used in cultural contexts which are different from their original contexts. Aim: To translate, adapt, validate, and assess the psychometric properties of the Therapeutic Self-Care Scale (Doran & Sidani, 2005) for the Portuguese population. Meth...


Perturbações afectivo-emocionais em contexto de cuidados de cuidados continuados

Cavaleiro, Alberto José Barata Gonçalves; Queirós, Paulo Joaquim Pina; Azeredo, Zaida de Aguiar Sá; Apóstolo, João Luis Alves; Cardoso, Daniela


Adesão à ventilação não invasiva: perspetiva do doente e familiar cuidador

Morais, António José Pinto de; Queirós, Paulo Joaquim Pina

Contexto: a ventilação não invasiva ( VNI) nas pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é realizada no domicílio, após um breve período de iniciação em contexto hospitalar, cabendo ao doente a responsabilidade de a gerir e executar de acordo com a prescrição clínica. Objetivo: construir uma estrutura teórica sobre o processo de adesão ao regime terapêutico na doença crónica, a partir das experiênci...


O futuro já começou: Cyborgs, biotecnologias e ciências de enfermagem.

Monteiro, Ana Paula Teixeira de Almeida Vieira; Queirós, Paulo Joaquim Pina

Atualmente as Ciências de Enfermagem encontram-se num momento de transição paradigmática. O objetivo deste texto foi refletir sobre novos paradigmas epistemológicos nas ciências de enfermagem, numa perspetiva crítica. Foram identificadas e analisados algumas linhas e tendências que permitem antecipar a reconfiguração das ciências de enfermagem e os paradigmas emergentes do cuidar em enfermagem: um conhecime...


Os aspetos mais importantes da Componente Relacional com estudantes de enfermagem.

Camarneiro, Ana Paula Forte; Pinto, José Manuel de Matos; Queirós, Paulo Joaquim Pina; Camarneiro, Ana Paula Forte

A relação estabelecida entre os estudantes de enfermagem e os doentes hospitalizados apela a uma supervisão atenta onde os estudantes possam integrar os conteúdos teóricos necessários à compreensão implícita e explícita dos doentes. A descodificação da comunicação apela ao conhecimento do ser humano e ao seu desenvolvimento. Só compreendendo e enquadrando, numa lógica desenvolvimental, a comunicação dos doentes...


Adaptação cultural e propriedades psicométricas da versão portuguesa da Therape...

Cardoso, Ana Filipa dos Reis Marques; Amaral, António Fernando Salgueiro; Queirós, Paulo Joaquim Pina; Ribeiro, Carlos Alberto Fontes

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Validation and psychometrics of the Therapeutic Self-care instrument for the Po...

Cardoso, Ana Filipa dos Reis Marques; Amaral, António Fernando Salgueiro; Queirós, Paulo Joaquim Pina; Ribeiro, Carlos Alberto Fontes

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