Da introdução: «O texto da História Augusta que nos chegou coloca‑nos perante questões tão intrincadas que parecem não ter solução à vista. Quando lemos o texto e ainda mais quando tentamos analisar as hipóteses modernas sobre a data, os autores, a ordem das Vidas, os objectivos, não podemos evitar a perplexidade. É grande a especulação e difícil de controlar o que é verosímil. Mas esta colectânea é a fonte mai...
O texto parte da percepção dos processos de mudança que a história religiosa tem sofrido desde os anos 50, da ruptura ocorrida relativamente à metodologia e às tendências anteriores à segunda guerra mundial, e do arsenal de métodos e de recursos que se têm vindo a constituir. São depois apresentados três casos que exemplificam diferentes métodos de história religiosa: o caso da pesquisa do próprio autor sobre a...
Em finais de 2001, publiquei um livro de história sobre a minha terra natal, as Lajes da ilha Terceira. Para tal, realizei alguma investigação, procedi a muitas consultas. Fi-lo em crónicas mais antigas, em bibliografia mais recente, mas também na imprensa periódica. Fundamentalmente, consultei o boletim paroquial O Semeador, que entre as décadas de 1960 e de 1980 foi o principal repositório do quotidiano da fr...
Da Introdução: «O texto da História Augusta que nos chegou coloca‑nos perante questões tão intrincadas que parecem não ter solução à vista. Quando lemos o texto e ainda mais quando tentamos analisar as hipóteses modernas sobre a data, os autores, a ordem das Vidas, os objectivos, não podemos evitar a perplexidade. É grande a especulação e difícil de controlar o que é verosímil. Mas esta colectânea é a fonte mai...
1º Encontro de História da Matemática e das Ciências. Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 2 de dezembro de 2011. ; A Estatística deriva da palavra latina Status (estado), o que reflecte o facto de a sua origem ter tido como base a recolha e apresentação de dados quantitativos de interesse do Estado. Contudo, o seu conceito actual evoluiu, dizendo-se que a Estatística = Ciência + Tecnologia + Arte. […].
A minha abordagem da produção historiográfica destas últimas décadas, parte de uma ideia básica. Depois de, na década de oitenta do século XX, haver recuperado uma centralidade epistemológica, fruto de um processo de reforço científico, marcado, entre outros aspectos, pela interdisciplinaridade, pelo regresso ao arquivo, por um aperfeiçoamento da arte de escrever, a história perdeu, a partir da década seguinte,...
Esta reflexão toma como ponto de partida a mudança conceptual de “eclesiástica” para “religiosa” associada à revista “Lusitania Sacra” – e ao Centro de Estudos de História que a edita – e o significado dessa mudança no contexto da evolução da própria historiografia contemporânea. O texto identifica os principais vectores do horizonte disciplinar da história religiosa e o envolvimento da “Lusitania Sacra” na sua...
No presente trabalho, analiso o ensino de História da Educação, partindo das necessidades e possibilidades de conhecimento exigidas ao técnico de educação: pedagogo, professor, formador, investigador. Tenho em atenção a multiplicidade das abordagens que podem ser adoptadas no ensino de História. O ensino da História debate-se com questões comuns à História da Educação, e a universidade é o locus principal onde ...
O 1º volume da História Religiosa de Portugal aborda o desafio multissecular das várias consciências religiosas com a cristandade em ascensão, no espaço correspondente ao território português, desde o fundo religioso autóctone e romanizado até ao confronto com o Islão e o diálogo difícil com o Judaísmo. O Portugal religioso tem uma história horizontal ao lado do cristianismo europeu, mas também possui uma singu...
"Estou convicta daquele aforismo que diz que os povos que não têm passado (ou não têm memoria dele), não têm futuro. Isto aplica-se às pessoas e às instituições. A constituição da nossa memória, a organização e a preservação dessa memória, são assim factores fundamentais da nossa estruturação como indivíduos e como colectivo, temos aqui psicólogos, temos aqui historiadores, temos aqui sociólogos, que sabem isso...
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