Abstract: The Laboratory of Colonial Agricultural and Technology, part of the High Institute of Agronomy (I.S.A.), Lisbon, was inserted into the “politics of scientific research and education” of the National Board of Education ( J.E.N.) 1929-1936. From the role played by its Director – Carlos de Mello Geraldes – we can have an archeology of ideas on the role of colonial agronomy research and scientific practic...
Cassirer and other neo-Kantian philosophers have framed Poincaré’s philosophical thought in the neo-Kantianism, but without seeking its concrete historical genealogy. The influence of the philosopher Émile Boutroux, Poincaré’s brother-in-law, and his intellectual circle was proposed by Mary Jo Nye, in 1979, suggesting that Poincaré’s geometric conventionalism is linked to Boutroux’s idea of contingency of the ...
Volume contendo estudos de vários autores sobre a criação e primeiros anos do antecessor da FCT, da JNICT, do INIC, do IAC, ou seja a JEN.
A agenda de investigação do atual projeto sobre a Junta de Educação Nacional (1929-1936), foi sendo construída no Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi) – há cerca de uma década. Em 2003 publicaram-se os textos apresentados ao 6.º Encontro de Évora de História e Filosofia da Ciência (realizado em 2001): Ciência em Portugal na primeira metade do século XX, uma primeira incur¬são pela histó...
Analisa-se a inspiração Fichteana no pensar metafísico de António Sérgio o qual afirmou a radical espontaneidade do intelecto que, ao tomar a iniciativa da pergunta e da resposta, tem carácter essencialmente activo.
Nestes quatro estudos reconstrói-se o pensamento e obra de António Sérgio, determinando-lhe uma genealogia concreta ao o inscrever num contexto internacional de pensadores ocidentais seus contemporâneos nas áreas da sociologia, da história, da filosofia, da pedagogia e do pensamento político.
Estudo da interacção Sérgio-Caraça, incluindo polémica dos anos 1940.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |