O estudo que agora se apresenta (2014)resultou de um projeto do CEPLI - Centro de Estudios para la Promoción de la Lectura – da Universidade de Castilla-La Mancha, que incluiu um levantamento de dados sobre os hábitos de leitura dos estudantes do ensino superior em Espanha e Portugal. A colaboração entre professores da Universidade de Castilla-La Mancha e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico ...
Hay muchos rostros a través de los cuales la globalización se ha dado a leer en el mundo contemporáneo. Sus rostros y significados complejos han demostrado claramente qué es hoy un factor dinámico, portador de cierta inestabilidad, por lo que también ha creado nuevos desafíos. Al asumir explícitamente las nociones de conectividad y proximidad, enfatizadas por los discursos de la globalización (Tomlinson 2008: 3...
O projecto de trabalho que apresentamos tenta dar resposta a alguns dos principais objectivos do Plano Nacional de Leitura, centrando-se na intervenção em contextos não formais com crianças com necessidades educativas especiais. Tendo como base a investigação das últimas décadas sobre o desenvolvimento da literacia junto desta população e, muito particularmente, a metodologia para a aprendizagem da leitura em c...
O projecto de trabalho que apresentamos tenta dar resposta a alguns dos principais objectivos do Plano Nacional de Leitura, centrando-se na intervenção em contextos não formais com crianças com necessidades educativas especiais. Tendo como base a investigação das últimas décadas sobre o desenvolvimento da literacia junto desta população e, muito particularmente, a metodologia para a aprendizagem da leitura em c...
Partiendo de un encuadre teórico interdisciplinar de estudios culturales, literatura infantil y pedagogia crítica, proponemos un análisis de las representaciones culturales del "otro" en cuatro obras de ficción recomendadas por el Plan Nacional de Lectura Português (PNL), para 4.º y 5.º de educación primaria. El Plan Nacional de Lectura es entendido como una estrategia de "identidad nacional" mediante la lectur...
Neste artigo abordam-se textos de José Régio de vários géneros literários, onde se manifesta a presença da uma cultura ancestral cujas origens e vivências se perdem no tempo e que Régio absorve, reacende e reconverte filosoficamente. Problematiza-se esta dimensão da sua obra na relação que se estabelece, por um lado, com a valorização da cultura popular e rural pelo Estado Novo e, por outro lado, numa perspecti...
Este artigo aborda o conceito de fragmento a propósito das crónicas jornalísticas. Analisa em particular a colectânea de crónicas de Alice Vieira Bica Escalada, publicada em 2004, e problematiza o estatuto fragmentário ou não destas crónicas, quando republicadas numa colectânea. A intertextualidade entre estes e a obra ficcional de Alice Vieira contribui também para uma rede de relações subjectivas e memoriais ...
A obra de Matilde Rosa Araújo, abrangendo vários géneros literários, transmite sempre uma oscilação entre felicidade e melancolia que neste artigo metaforicamente designamos de “Luz” e “Sombra”. Percorrendo três obras distanciadas entre si no tempo de criação, O Palhaço Verde, As Fadas Verdes e O Capuchinho Cinzento, este artigo ilustra essa dicotomia na produção literária desta autora.
Os contos tradicionais têm inspirado fortemente os autores contemporâneos, tanto em produções cujo destinatário é preferencialmente o leitor criança como o leitor adulto. Nos livros de Ana Saldanha, da colecção “Era Uma Vez… Outra Vez” retomam-se situações paradigmáticas de alguns dos mais conhecidos contos tradicionais. A autora cria contextos e personagens da época contemporânea, que reflectem problemas idênt...
D. Sebastião na literatura belga : perspectiva crítica das relações história-mito
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |