The chapter on children’s literature in Portugal is organised in two parts. The first from 1945 to 1974 and the second from 1975 to 2011. The main reason for this organization is related to the social and cultural changes which have resulted from the policy change, caused by the revolution of April 25th, 1974, putting out the political regime of the “New State”. The change from a totalitarian regime, which adv...
Tentamos, assim, neste livro, sistematizar a criação na literatura infantil e juvenil portuguesa das últimas décadas e apresentar algumas reflexões teóricas que contribuam para que os educadores, de uma forma geral, se deixem aliciar pelos textos, mobilizando também as crianças e os jovens para os jogos de sedução da literatura, com a capacidade de o fazerem de forma consciente e criativa e não num processo de ...
Neste artigo pretendemos dar uma panorâmica do ensino da leitura literária na escola, em Portugal. Centramo-nos, numa fase inicial, no discurso oficial, materializado nos inúmeros programas e iniciativas ministeriais - a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Programa Nacional de Ensino do Português e os atuais Programas do Ensino Básico – e nele vamos analisar como todas estas iniciativa...
Artigos reunidos no âmbito do Simpósio Ibérico que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco realizou em 16 e 17 de novembro de 2012 para assinalar a sua participação no projeto europeu EUMOF (European Mobility Folktales). O tema do simpósio, a mobilidade configurada por textos, imagens e contos de uma perspetiva intercultural, congrega artigos em inglês, em francês, em espanhol ...
One of de aspects of Marvels and Tales editorial policies is to present studies on fairytales from a multidisciplinar perspective.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |