Encontrados 85 documentos, a visualizar página 1 de 9

Ordenado por Data

Monocarboxylate transporters (MCTs) in gliomas : expression and exploitation as...

Gonçalves, Vera M.; Honavar, Mrinalini; Pinheiro, Céline; Martinho, Olga; Pires, Manuel Melo; Pinheiro, Célia; Cordeiro, Michelle; Bebiano, Gil

Background. Gliomas exhibit high glycolytic rates, and monocarboxylate transporters (MCTs) play a major role in the maintenance of the glycolytic metabolism through the proton-linked transmembrane transport of lactate. However, their role in gliomas is poorly studied. Thus, we aimed to characterize the expression of MCT1, MCT4, and their chaperone CD147 and to assess the therapeutic impact of MCT inhibition in...


Loss of WNK2 expression by promoter gene methylation occurs in adult gliomas an...

Moniz, Sónia; Martinho, Olga; Pinto, Filipe; Sousa, Bárbara; Loureiro, Claúdia; Oliveira, Maria José; Moita, Luis Ferreira; Honavar, Mrinalini

The gene encoding protein kinase WNK2 was recently identified to be silenced by promoter hypermethylation in gliomas and meningiomas, suggesting a tumour-suppressor role in these brain tumours. Following experimental depletion in cell lines, WNK2 was further found to control GTP-loading of Rac1, a signalling guanosine triphosphatase involved in cell migration and motility. Here we show that WNK2 promoter methyl...


Materiais didáticos e recursos no ensino e aprendizagem da matemática

Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia

O ensino e aprendizagem da matemática não podem dissociar-se da sociedade em que vivemos. Os alunos do século XXI estão permanentemente ligados ao mundo e em contacto com o conhecimento, através das mais variadas tecnologias, não aprendendo da mesma forma que os seus pais aprenderam. O acesso à informação está disponível em todo o lado e a escola deve tirar partido desta situação e enquadrá-la. Contudo, fazêlo ...


Materiais didáticos e recursos no ensino e aprendizagem da matemática

Pires, Manuel Vara; Amado, Nélia

O ensino e aprendizagem da matemática não podem dissociar-se da sociedade em que vivemos. Os alunos do século XXI estão permanentemente ligados ao mundo e em contacto com o conhecimento, através das mais variadas tecnologias, não aprendendo da mesma forma que os seus pais aprenderam. O acesso à informação está disponível em todo o lado e a escola deve tirar partido desta situação e enquadrá-la. Contudo, fazê-lo...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A reflexão nos relatórios finais de estágio: análise de uma experiência de ensi...

Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara

Nesta comunicação apresentamos resultados relativos a um estudo em desenvolvimento, focado na análise de experiências de ensino e aprendizagem na área da Matemática apresentadas nos relatórios finais da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, da nossa instituição. Os resultados centram-se na profundidade das reflexões produzidas por uma futura professora. ...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Exploração matemática do triângulo de Pascal feita por alunos do 5.º ano

Pires, Manuel Vara

A comunicação centra-se numa experiência de aprendizagem desenvolvida numa turma de vinte e cinco alunos do quinto ano de escolaridade na exploração de relações numéricas no triângulo de Pascal, com o propósito principal de identificar e analisar processos de resolução desenvolvidos pelos alunos em tarefas de cariz mais investigativo. É possível concluir que o trabalho proporcionado por este tipo de tarefas, ap...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB



Programa de formação contínua em Matemática: visão “à distância” de formadores ...

Martins, Cristina; Pires, Manuel Vara

O desenvolvimento profissional do professor é inquestionável. O professor precisa de atualizar, ampliar e aprofundar conhecimentos e competências que o ajudem a enfrentar as necessidades da sua vida profissional, quer em relação à disciplina que leciona, quer em relação ao currículo, à didática, aos alunos, ao contexto e a si mesmo. Embora a experiência seja um fator essencial para o desenvolvimento profissiona...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ know...

Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida

Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

85 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia