Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Construção ; As variações de humidade relativa (HR) afectam a salubridade e as características higrotérmicas dos ambientes interiores e, consequentemente, a saúde e o conforto dos ocupantes. Os materiais de construção utilizados nos paramentos interiores podem ter um contributo activo na regulação da HR dos ambientes interiores desde q...
Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos é um trabalho colectivo que tem origem num projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolvido entre 2007 e 2009.
Apesar de marcadas por contextos históricos e culturais distintos, é possível observar nas obras de dois dos autores mais significativos da África do Sul e de Moçambique, Zakes Mda e Mia Couto respectivamente, perspectivas semelhantes no que diz respeito à recuperação das memórias históricoculturais e à sua contribuição para a construção e compreensão das identidades pós-coloniais. Através da ficção, Zakes Mda ...
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação ; Este trabalho de investigação, desenvolvido no domínio da Educação/Formação de Adultos, centra-se no estudo dos Sistemas e Dispositivos de Reconhecimento e Validação de Aprendizagens e de Competências adquiridas pelos adultos em contextos não-formais e informais, ao longo das suas trajectórias pessoais, sociais e profissionais. O objectivo é contribuir para o apro...
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento ; A formação das novas competências profissionais aparece hoje como uma área extremamente importante na forma de analisar a relação Forrnação/Desenvolvimento. Um estudo exploratório desta problemática num grupo de recursos humanos qualificados - diplomados de nível superior- inseridos no mercado de trabalho há cinco anos, revel...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |