Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Canas de pesca e canivetes suíços para a aprendizagem: duas décadas de experiên...

Costa, Pedro; Amado, Cátia; Oliveira, Marco; Santos, Telmo; Silva, Tiago; Pinto, Patrícia Rosado

O presente artigo expressa a reflexão conjunta sobre o ensino da fisiologia, unidade curricular do 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM); uma reflexão realizada pelos Departamentos de Fisiologia e de Educação Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa. O artigo baseia-se no cruzamento das opções pedagógicas do regente da unidade curricular com as opiniões de alunos do...


O Método de aprendizagem por problemas (APP) aplicado ao ensino médico, 1ª Part...

Rendas, António Bensabat; Pinto, Patrícia Rosado; Gamboa, Teresa

Educação Médica, 1997; 8 (1): p.17-35. ; A aplicação do método de aprendizagem por problemas ao ensino médico pré-graduado suscitou um conjunto de reflexões sobre o enquadramento teórico e as estratégias de desenvolvimento institucional que constituem o tema do presente artigo.___________________________ Summary: Based on our experience of applying problem-based learning to undergraduate medical education we p...

Data: 1997   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Aplicação ao ensino médico do método de aprendizagem por problemas (APP), 2ª Pa...

Rendas, António Bensabat; Pinto, Patrícia Rosado; Gamboa, Teresa; Carmo, Miguel Mota; Neuparth, Nuno; Filipe, Carlos; Botelho, Maria Amália

Educação Médica. 1997;8 (3): 156-173 ; Neste artigo, que vem na sequência de outros em que descrevemos o projecto na sua globalidade e enquadramos o método APP no ensino médico em geral, visa-se, com base na experiência da disciplina de fisiopatologia, aprofundar aspectos específicos relativos à reorganização pedagógica que a aplicação do método pressupõe e à produção e aplicação de "software" em português. De...

Data: 1997   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina

Rendas, António Bensabat; Pinto, Patrícia Rosado; Morais, Maria da Graça; Costa, Pedro F.; Magalhães, João

Acta Médica Portuguesa 1995, 8: 459-462 ; Descreve-se um projecto na área da aprendizagem por problemas, que foi executado entre 1992 e 1994, em três disciplinas do ciclo básico do curso de medicina: Bioquímica (1º ano), Fisiologia (2º ano) e Fisiopatologia (3º ano). Pretendeu-se promover o ensino num contexto mais próximo da realidade profissional futura, estimular o raciocínio crítico e facilitar a aprendiza...

Data: 1995   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Aprendizagem autónoma (self-directed learning): relatório de um atelier pedagógico

Rendas, António Bensabat; Pinto, Patrícia Rosado

Educação Médica. 1994, 5(3):178-181. ; O relatório descreve as actividades efectuadas durante um "atelier"pedagógico intitulado "Aprendizagem Autónoma", o qual teve lugar em Lisboa na Faculdade de Ciências Médicas, a 7 de Março de 1994. A organização esteve a cargo do Departamento de Fisiopatologia da Faculdade de Ciências Médicas e as actividades foram dinamizadas pela Dra. Angeia Twole do King's Fund Centre ...

Data: 1994   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por...

Rendas, António Bensabat; Pinto, Patrícia Rosado

Educação Médica, 1993; 4(3): 169-173. ; O relatório descreve, de uma forma sucinta, as actividades efectuadas durante um atelier pedagógico intitulado: "0 papel do tutor num currículo médico pré-graduado que utilize a aprendizagem por problemas", o qual teve lugar em Lisboa entre os dias 17 e 20 de Novembro de 1992. A organização do atelier esteve a cargo do Departamento de Fisiopatologia da Faculdade de Ciênc...

Data: 1993   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento


Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia