O número de pessoas com demência a nível mundial é elevado e está projetado, quase, duplicar a cada 20 anos. Esta tem sido considerada intratável e o impacto que provoca sobre os doentes, cuidadores e familiares é extremo, tornando urgente o encontro de estratégias para apoiar estas pessoas. A necessidade de melhorar a capacidade funcional e o nível de independência da pessoa com demência tem contribuído para o...
O presente relatório pretende fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida ao longo do ano letivo 2013/2014, no contexto de uma sala de cinco anos de Jardim de Infância. No decorrer deste percurso foi realizado um estudo de carácter qualitativo no sentido de se aprofundar questões que emergiram da prática, com o intuito de alargar conhecimentos e descobrir diferentes perspetivas que pudessem apoia...
The CLIL (Content and Language Integrated Learning) approach is still sparse in Portugal, being implemented only in a few schools. Despite this panorama, a Portuguese school developed the project English Plus based on the CLIL approach, which was implemented with a class of 7th grade students, and combined the nonlinguistic subject of History with English as a Foreign Language. In order to sustain the project, ...
In the current context of international accounting harmonization, witnessing an adaptation (or adoption) of widespread international accounting standards issued by the International Accounting Standards Board (IASB), substantially based on principles and that make a greater appeal to the professional judgment and the use of estimates.In this new normative paradigm, pres...
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança. ; O presente relatório, elaborado no âmbito da primeira edição do Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, consiste na sistematização e reflexão sobre os procedimentos que envolveram a realização do estágio com a turma de 2º ano do Curso Oficial de Dança do Conservatório...
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Área de Especialidade Estudo dos Media e do Jornalismo ; A dissertação desenvolvida no âmbito da Área de Especialidade “Estudo dos Media e do Jornalismo” do Mestrado em Ciências da Comunicação pretendiu refletir sobre as questões, teóricas e práticas, levantadas pelas oportunidades geradas pela orientação tecnológica das sociedades contemporâneas e os desafio...
No contexto contemporâneo urbano em que vivemos, o designer de comunicação tem contribuído cada vez mais para a melhoria do espaço público, através da imagem. Este procura integrá-la em locais, espaços e ambientes, que vão informar, dinamizar, embelezar e mudar a nossa cidade. No entanto, apesar do papel do designer ser fundamental e a imagem utilizada ser uns dos meios de comunicação mais importantes para a so...
A presente Dissertação de Mestrado, após a revisão de literatura realizada no tema de interesse, colocou como objetivo estudar a atenção seletiva em doentes diagnosticados com uma provável doença de Alzheimer em estádio ligeiro. Mais precisamente, foi proposto estudar um componente executivo da atenção seletiva, designado como, set mental, sendo ainda colocada a questão se nestes sujeitos existe algum défice na...
Este trabalho integra-se no projeto StoryLearn, uma parceria da Universidade de Aveiro com a PT Inovação Aveiro, e tem como objetivo compreender como se pode tirar partido do potencial do Digital Storytelling no desenvolvimento das aprendizagens em contexto de formação profissional corporativa. O Digital Storytelling (DST) é uma combinação da arte de contar histórias com as novas tecnologias. Alia as narrativas...
As limitações ao nível da comunicação e linguagem são apontadas como uma característica das crianças com deficiência mental (DF). Neste sentido, e através de um estudo realizado no âmbito de um estágio procurou-se explorar e refletir sobre a importância da expressão musical nas actividades de enriquecimento curricular (AECs) e o sistema aumentativo e alternativo da comunicação (SAAC) como promotores de comunica...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |