O processo de autorregulação não se desenvolve nos alunos de forma espontânea. Neste sentido, é necessário preparar o trabalho com os alunos, a fim de se conseguir uma autorregulação eficaz e uma apropriação do significado dos objetivos de aprendizagem. No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizei um estudo com o objetivo de compreender o contributo do Portefólio,...
Comunicação apresentada no VI Encontro do CIED - I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos, nos dias 15 e 16 de novembro de 2013, na Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa ; O processo de autorregulação não se desenvolve nos alunos de forma espontânea. Neste sentido, é necessário preparar o trabalho com os alunos, a fim de se conseguir uma au...
Tese de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psciologia Clínica, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico ; A avaliação que orienta o percurso escolar e que apoia e certifica as aquisições dos alunos não deve ser entendida apenas como catalogadora do aluno numa determinada escala, mas também como um meio que tem como objetivo apoiar e sustentar a atividade pedagógica. Assim, este projeto de investigação procura compreender de que forma o portef...
This paper describes an Autonomous Mobile Robot project, developed by three senior students from the Industrial Electronics Engineering course during their probation period. A large robot was built in order to participate on the Festival International de Science et Technology 1998 in Bourges, France. The robot was supposed to fulfil a certain number of rules stated by the organisation committee of this event. T...
This paper describes an Autonomous Mobile Robot project, developed by three senior students from the Industrial Electronics Engineering course during their probation period. A large robot was built in order to participate on the Festival International de Science et Technology 1998 in Bourges, France. In this contest, besides other tasks, the robot was supposed to follow a track painted on the floor. A dynamical...
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