Título de Especialista em Hotelaria e Restauração. ; A grande questão em análise neste trabalho é sem dúvida a importância do marketing na estratégia das Pousadas de Portugal e o objetivo é demonstrar isso mesmo recorrendo a vários casos práticos sobre temas como o “Branding”, a Segmentação da oferta, da Inovação e do “Yield ou Revenue Management”. Este trabalho inclui, primeiramente, uma revisão da literatura...
Ciências de Enfermagem ; Master Degree in Sciences of Nursing
En este artículo se analiza la empresa como un terreno de interacciones, de creación de identidades, de contribución a la mudanza social, convirtiéndose en un sistema con una fuerte autonomía. Es claro su papel como institución promotora, permisora y receptora de diversas regulaciones sociales. Todo esto nos obliga a concebirla como una microsociedad. Hemos distinguido dos partes en el texto: un primer momento ...
As empresas são sistemas sociais de acção colectiva finalizada: integram indivíduos que interagem entre si para alcançarem objectivos. Na impossibilidade de uma total regulação do comportamento dos actores, torna-se difícil sustentar empiricamente uma rígida dissociação entre o formal e o informal. Sendo imperativo que as empresas adoptem uma estrutura formal, as suas diferentes características poderão condicio...
Este estudo teve por objetivo detectar o impacto de diferenças culturais em um sistema de planejamento e controle. Para atender a este propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa na subsidiária brasileira de uma empresa multinacional britânica. Visando a compreender mais profundamente a maneira como ocorria a interação da cultura nacional com práticas de controle gerencial, selecionou-se uma dimensão cult...
As organizações integram indivíduos e grupos portadores de uma determinada identidade profissional. É em função das interacções que aqueles estabelecem no trabalho que se constituem as diversas subculturas. Neste sentido, a comunicação é também um elemento essencial para a estruturação dos processos de funcionamento da realidade organizacional. Com efeito, é através da comunicação que os sistemas sociais, pelo ...
Pretende-se analisar as expectativas e os efeitos sociológicos da Formação Profissional tendo como premissa as referências teóricas e os dados empíricos recolhidos durante o processo de pesquisa. O estudo, por um lado, das expectativas e, por outro, dos efeitos demonstra que a formação produz um movimento dos indivíduos, das suas culturas, das suas interacções e dos sistemas sociais que suportam as suas relaçõe...
Para analisar os impactes que a formação profissional induz na cultura de empresa, elegeu-se como objecto de estudo o grupo sócio-profissional dos Quadros de uma empresa pública de serviços. Partiu-se do pressuposto de que cultura de empresa e formação profissional são duas realidades que se inter-relacionam, dado que a primeira constitui um elemento referencial a que os indivíduos se reportam para interagir e ...
Adoptando-se uma perspectiva analítica que permite conceber as práticas profissionais e respectivas identidades como uma realidade social de diferenças, elegeu-se como objecto empírico um grupo de profissionais de enfermagem integrados num serviço hospitalar. Opção que se liga ao facto de o universo de Enfermagem supor a existência de clivagens culturais, com expressão geracional, associadas à evolução do conte...
A empresa e a sua cultura têm vindo a instituir-se como objecto de estudo de sociólogos e de analistas das ciências de gestão. De facto, um debate, iniciado há mais de vinte anos, sobre o papel da cultura nos processos de mudança social despoletou um novo olhar sobre o modo de funcionamento das organizações. A cultura, enquanto sistema estruturado de representações, coloca-se hoje no centro da análise sociológi...
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