Dissertação apresentada para obtenção do grau de Doutor, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação do Prof. Doutor Sebastião José Cabral Feyo de Azevedo
O uso das tecnologias com base na Web, no processo ensino/aprendizagem, têm obtido excelentes resultados, onde a Internet é a plataforma base de comunicação e interacção entre estudantes e professores. Assiste-se, também, a uma partilha/reutilização constante de conteúdos educativos/Learning Objects, em diferentes formatos e diferentes tipos de plataformas, incrementada pela Web 2.0. Este artigo apresenta um es...
O uso crescente da Internet (World Wide Web), e das suas potencialidades tecnológicas têm contribuído para uma proliferação de ambientes de ensino/aprendizagem, baseados em Tecnologia. A comunidade científica reúne consenso quanto às vantagens da reutilização de conteúdos de aprendizagem e à adopção de standards com vista à interoperabilidade entre conteúdos/objectos partilháveis e plataformas. Este artigo tem ...
This article describes the main research results in a new methodology, in which the stages and strategies of the technology integration process are identified and described. A set of principles and recommendations are therefore presented. The MIPO model described in this paper is a result of the effort made regarding the understanding of the main success features of good practices, in the web environment, integ...
O movimento europeu, decorrente do Processo de Bolonha, lança um grande desafio às Instituições de Ensino no sentido da reforma dos seus planos de estudo e da alteração dos métodos de ensino/aprendizagem, que se devem centrar principalmente no aluno. O processo despoletado por esta Declaração deverá constituir uma oportunidade para repensar a formação dos nossos alunos, no sentido de transformar a educação univ...
Neste artigo faz-se uma contextualização tecnológica da Internet e descrevem-se sucintamente os seus serviços principais no âmbito do e-learning bem como as tecnologias de metadados utilizadas para descrever conteúdos pesquisáveis através da Internet. Apresentam-se os conceitos e descrevem-se as funcionalidades-tipo de Plataformas e-learning, Sistemas de Gestão da Aprendizagem e Sistemas de Gestão de Conteúdos ...
Os processos de formação à distância, via internet, podem, pela combinação com os métodos de formação tradicionais, apresentar sinergias notáveis. O autor propõe-se, assim, ajudar o leitor a discutir, encontrar e seleccionar, de entre as alternativas existentes, as combinações de métodos pedagógicos mais adequados para que o processo de de ensino/aprendizagem se torne mais rico. Variáveis de contexto como objec...
A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito de actividades de ensino / aprendizagem, necessita de aliar, à disponibilidade efectiva dessas tecnologias, estratégias de integração nas actividades lectivas que permitam a satisfação das expectactivas dos docentes e dos alunos. Este artigo descreve a utilização de um forum numa disciplina de introdução à programação numa perspectiva de partilha...
A investigação na área da Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados Geográficas tem sido caracterizada pelo desenvolvimento de algoritmos de Data Mining capazes de captar e utilizar a semântica associada à componente espacial dos dados analisados. Este artigo apresenta uma nova abordagem na qual é possível a utilização de algoritmos de Data Mining já disponíveis no mercado e não desenvolvidos para lidar com...
In this paper we review recent advances on the practice and theory of process control with particular emphasis to the operation of bioreactors. We present in detail a case-study on the modelling, model-based identification and adaptive control of fed-batch baker's yeast fermentation.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |