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Introducción a la práctica profesional, reflexión, supervisión, estrategias par...

Silveira-Botelho, Teresa da; Pereira, Paula Colares; Caldeira, Maria Filomena

Este estudio es una refléxion sobre la supervisión pedagógica en la ESE JDEUS, en el encuadre del Proceso de Bolonia, lo cual ha surgido de la necesidad de introducir los câmbios relacionados con el início de la practica profesional en el 1º ciclo de estudios. Hemos aplicado una encuesta a todos los alumnos que frecuentan el Bachilerato u el Máster en Educación. La supervisión pedagógica surge como una acción q...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

O jogo na aprendizagem matemática

Caldeira, Maria Filomena; Pereira, Paula Colares

A comunicação no âmbito da Educação Infantil pretende sensibilizar as escolas de formação e os educadores para o papel de mediação na promoção do conhecimento matemático. Os materiais manipulativos na prática educativa são facilitadores duma aprendizagem significativa, quando aliam o sentido lúdico ao jogo. Através de atividades diversificadas surgem como recurso metodológico, em que a criança explora, experime...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Prática, reflexão e supervisão

Silveira-Botelho, Ana Teresa da; Pereira, Paula Colares

Este estudo consiste numa reflexão sobre a supervisão pedagógica na ESE JDEUS, no quadro do Processo de Bolonha. Surgiu da necessidade de introduzirmos alterações na iniciação à prática profissional do 1.º ciclo de estudos. Aplicámos um questionário aos alunos que frequentam a Licenciatura e Mestrados em Educação. A supervisão pedagógica emerge como uma ação que se pretende dinamizadora, reflexiva e contínua em...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Brincar a sério

Pereira, Paula Colares

A comunicação insere-se no âmbito da Educação Infantil e pretende sensibilizar os educadores e os pais para a importância do brincar e das brincadeiras para o papel na promoção de atividades diversificadas e estimulantes que promovam o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social da criança até aos seis anos. Vários autores destacam que a brincadeira não é uma atividade inata, mas sim o resultado de re...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

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