Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A interligação de modelos pedagógicos: Gentle teaching e o modelo ecológico de ...

Pereira, Miguel Leite Borges da Mata

A implementação do modelo ecológico do desenvolvimento humano (Brofenbrenner, 1979) permite enquadrar os alunos da Associação QE numa perspetiva bio-psico-social, de acordo com a qual os contextos de interação social e de criação de redes de suporte social assumem um papel determinante. O Gentle Teaching (McGee, Menolascino, Dobbs, & Menousek, 1987), enquanto modelo relacional, promove a intersubjetividade, ind...


Didática experimental e aquisição da linguagem escrita

Pereira, Miguel Leite Borges da Mata; Fijalkow, Jacques; Martins, Margarida Alves

A aquisição da linguagem escrita tem sido entendida como um processo psicogenético, durante o qual as crianças vão colocando ativamente hipóteses sobre a natureza da relação entre a escrita e a oralidade (Alves Martins, 1994). Porém, os fatores contextuais deverão também ser considerados (Fijalkow, Cussac-Pomel, & Hannouz, 2009). Neste estudo, colocamos como hipótese geral que o contexto didático influencia o d...


The impact of the articulatory properties of phonemes on the evolution of pre-s...

Martins, Margarida Alves; Silva, Ana Cristina; Pereira, Miguel Leite Borges da Mata

Our aim was to analyse the impact of the characteristics of occlusive versus fricative phonemes used in writing programmes on the evolution of pre-school children’s writing. The participants were 39 5-year-old grapho-perceptive children. Their intelligence, number of letters known and phonological skills were controlled. Their writing was evaluated in a pre and a post-test using words beginning with fricatives ...


Programas de intervenção de escrita e a génese do processo de fonetização da es...

Pereira, Miguel Leite Borges da Mata

Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional ; O objectivo desta investigação foi a análise das relações entre as conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e a eclosão do processo de fonetização. Para o efeito, conduzimos dois estudos com 42 crianças em idade pré-escolar, cujas escritas eram pré-silábicas. As crianças do Estudo I foram divididas num grupo experimental e num grupo de controlo, e...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





Data




Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia