Este ensaio visa debater um género cinematográco que tem sido discutido no âmbito do cinema inglês (mas não só), o heritage film, incidindo no modo como este tem projetado uma imagem particular da Inglaterra e da sociedade inglesa. Pretende-se questionar a projeção para o mundo de uma certa imagem da identidade inglesa fundada na ideia nostálgica do Império. Neste sentido, incidir-se-á sobre a forma como muito...
A. S. Byatt's work contains a number of examples of what can be called the postmodern rewriting of the fairy tale. This essay aims to analyse some of the short stories by A. S. Byatt, in order to understand the way(s) whereby they use the fairytale to question acquired notions of womanhood that underlie the fairytale tradition. We will focus, particularly, on stories where women are the locus of a struggle to t...
A partir do romance de Monica Ali, In the Kitchen (2009), este ensaio visa discutir o modo como alguns dos romances ingleses contemporâneos (e, nomeadamente, os da mesma autora), (Brick Lane, Alentejo Blue e In the Kitchen) expressam uma particular visão da sociedade inglesa, mas também da Europa, em permanente mutação no sentido de uma cartografia cada vez mais transnacional e transcultural.
It is a well-known fact that, as in many other artistic areas, in the film industry women have been traditionally assigned what we can arguably call less prominent roles. Directing and producing films are still male-dominated areas, especially, in mainstream cinema. This article aims to assess the way feminist filmmakers have dealt with the issue of film and women, especially, after the 1970s. We propose to loo...
The aim of essay is to analyse the different representations of both Oliver (hero) and Fagin (villain), starting with the novel (together with George Cruishank’s illustrations for the first editions) and departing from these to analyse different film adaptations of the novel. The essay will particularly focus on the ideological constraints that may lie behind the different emphases given to the film adaptations...
Este artigo pretende questionar a representação da identidade a partir da perspectiva da raça e do género, assumindo, pois, como fundamental a intersecção entre estas duas variáveis na sua análise. Parte-se do princípio de que a variável de género poderá introduzir alterações na perspectiva do que é a integração multicultural no âmbito das sociedades ocidentais. Usaremos como objecto de análise nesta discussão ...
Pretende-se aqui fazer uma abordagem da obra cinematográfica da realizadora neozelandesa Jane Campion, a qual revela um forte pendor feminista no modo como constrói narrativas que operam uma transformação de modelos cinematográficos em que a mulher surge estereotipada como o objecto do “olhar masculino”. Nos seus filmes, pelo contrário, o enfoque recai sempre sobre uma protagonista que busca o auto-conhecimento...
Este artigo debate o conceito de vanguarda, tendo em conta quer as vanguardas históricas (Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo), quer as neo-vanguardas, argumentando que a estética de vanguarda é irredutível a uma definição genológica.
In her longer essays on women, such as A Room of One’s Own or Three Guineas, Virginia Woolf draws our attention to the way women have always been defined by men, for no woman, as it is stated in another essay (“Professions for Women” (1931)) had told “the truth about [her] own experiences as a body (…)”. This is indicative of the way stereotypes have been maintained thoughout history, helping to model a certain...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |