Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Ser optimista acerca do optimismo : sua importância na gestão do stresse de est...

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no I Congresso Nacional RESAPES-AP, que decorreu em Maio de 2010 na Universidade de Aveiro. ; O optimismo surge associado a um melhor bem-estar físico e psicológico durante períodos de stresse. Este trabalho visa avaliar o optimismo dos estudantes e analisar a relação entre esta variável e a percepção de situações de stresse em ensino clínico de Enfermagem e as manifestações do stresse....

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Optimismo e stresse em estudantes de Enfermagem

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no XVII Congreso INFAD sobre “Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida realizado em Zamora em Abr. 2010. ; O optimismo é considerado um recurso pessoal que influencia as respostas do indivíduo ao stresse e que contribui para o seu bem-estar. Este estudo quantitativo tem como objectivos avaliar o optimismo dos estudantes e verificar a existência de diferenças em função do s...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Estudo de adaptação e validação das The Mehrabian Self-Esteem (MSE) and Optimis...

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia realizado na Universidade do Minho em Fev. de 2010. ; O presente trabalho visa apresentar o processo de tradução e adaptação para a língua portuguesa das The Mehrabian Self-Esteem and Optimism-Pessimism Scales (Mehrabian, 1998), bem como respectivas propriedades psicométricas. Depois de traduzidas e submetidas a um processo de vali...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Stresse e estratégias de coping dos estudantes de enfermagem em ensino clínico

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Os ensinos clínicos em Enfermagem (ECE) constituem um dos eixos em torno do qual se estrutura a formação dos estudantes de Enfermagem, sendo identificados como uma das etapas que induz níveis elevados de stresse. Este estudo tem como objectivo identificar as situações de stresse percebidas pelos estudantes em ECE, as manifestações do stresse e as estratégias de coping utilizadas. Pretende-se também estudar os r...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

Stress factors in clinical teaching in nursing : the students' perspective

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada na International Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, que decorreu em 2009 na Universidade da Beira Interior. ; In nursing courses, clinical teaching is a crucial experience which gives students the opportunity to explore, interiorise and implement what they have learned before becoming professional nurses. At the same time, they constitute a stage i...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

Stresse e saúde do estudante de enfermagem em ensino clínico

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009. ; Os ensinos clínicos (EC), parte integrante do plano de estudos do curso de Enfermagem, constituem um momento desafiante que promove o contacto do estudante com a sua futura prática profissional e, simultaneamente, um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempe...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009. ; A experiência do stresse pelos estudantes do ensino superior tem sido um tópico que tem evidenciado a necessidade de identificação dos factores indutores de stresse e suas consequências ao nível da saúde e bem-estar dos estudantes. No caso específico do curso de licenciatura ...

Data: 2009   |   Origem: IC-online

Estratégias de Coping em educadores de infância portugueses

Gomes,Rosa Maria Silva; Pereira,Anabela Maria Sousa

O presente estudo teve como objectivo identificar os mecanismos de coping (estratégias para lidar com situações difíceis) utilizados por Educadores de Infância quando se encontram em situações de stresse, bem como estudar as características do respectivo instrumento de avaliação na versão Portuguesa. A amostra é constituída por 247 Educadores de Infância (diplomados e em situação de estágio pedagógico) com idad...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Stresse, suporte social, optimismo e saúde em estudantes de enfermagem em ensin...

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia que decorreu na Universidade de Évora em Nov. de 2006. ; O stresse constitui uma experiência vital transversal às vivências do dia-a-dia acarretando consequências a nível do bem-estar e saúde dos indivíduos. No caso específico dos alunos de enfermagem, a situação de ensino clínico tem sido identificada como uma das situações que indu...

Data: 2006   |   Origem: IC-online

Estudo dos factores de mal-estar na profissão docente

Jesus, Saul Neves de; Abreu, Manuel Viegas; Santos, Eduardo João Ribeiro dos; Pereira, Anabela Maria Sousa

Neste estudo procuramos analisar quais os factores que os professores percepcionam como responsáveis pelo seu mal-estar ocupacional, sendo utilizado o ''Teacher Occupational Stress Factor Questionnaire" de Clark (1980). Simultaneamente, comparamos os resultados obtidos na nossa investigação (n =151) com estudos anteriores em que o mesmo instrumento foi utilizado


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor









Data






Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia