Comunicação apresentada no I Congresso Nacional RESAPES-AP, que decorreu em Maio de 2010 na Universidade de Aveiro. ; O optimismo surge associado a um melhor bem-estar físico e psicológico durante períodos de stresse. Este trabalho visa avaliar o optimismo dos estudantes e analisar a relação entre esta variável e a percepção de situações de stresse em ensino clínico de Enfermagem e as manifestações do stresse....
Comunicação apresentada no XVII Congreso INFAD sobre “Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida realizado em Zamora em Abr. 2010. ; O optimismo é considerado um recurso pessoal que influencia as respostas do indivíduo ao stresse e que contribui para o seu bem-estar. Este estudo quantitativo tem como objectivos avaliar o optimismo dos estudantes e verificar a existência de diferenças em função do s...
Comunicação apresentada no VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia realizado na Universidade do Minho em Fev. de 2010. ; O presente trabalho visa apresentar o processo de tradução e adaptação para a língua portuguesa das The Mehrabian Self-Esteem and Optimism-Pessimism Scales (Mehrabian, 1998), bem como respectivas propriedades psicométricas. Depois de traduzidas e submetidas a um processo de vali...
Os ensinos clínicos em Enfermagem (ECE) constituem um dos eixos em torno do qual se estrutura a formação dos estudantes de Enfermagem, sendo identificados como uma das etapas que induz níveis elevados de stresse. Este estudo tem como objectivo identificar as situações de stresse percebidas pelos estudantes em ECE, as manifestações do stresse e as estratégias de coping utilizadas. Pretende-se também estudar os r...
Comunicação apresentada na International Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, que decorreu em 2009 na Universidade da Beira Interior. ; In nursing courses, clinical teaching is a crucial experience which gives students the opportunity to explore, interiorise and implement what they have learned before becoming professional nurses. At the same time, they constitute a stage i...
Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009. ; Os ensinos clínicos (EC), parte integrante do plano de estudos do curso de Enfermagem, constituem um momento desafiante que promove o contacto do estudante com a sua futura prática profissional e, simultaneamente, um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempe...
Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009. ; A experiência do stresse pelos estudantes do ensino superior tem sido um tópico que tem evidenciado a necessidade de identificação dos factores indutores de stresse e suas consequências ao nível da saúde e bem-estar dos estudantes. No caso específico do curso de licenciatura ...
O presente estudo teve como objectivo identificar os mecanismos de coping (estratégias para lidar com situações difíceis) utilizados por Educadores de Infância quando se encontram em situações de stresse, bem como estudar as características do respectivo instrumento de avaliação na versão Portuguesa. A amostra é constituída por 247 Educadores de Infância (diplomados e em situação de estágio pedagógico) com idad...
Comunicação apresentada no VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia que decorreu na Universidade de Évora em Nov. de 2006. ; O stresse constitui uma experiência vital transversal às vivências do dia-a-dia acarretando consequências a nível do bem-estar e saúde dos indivíduos. No caso específico dos alunos de enfermagem, a situação de ensino clínico tem sido identificada como uma das situações que indu...
Neste estudo procuramos analisar quais os factores que os professores percepcionam como responsáveis pelo seu mal-estar ocupacional, sendo utilizado o ''Teacher Occupational Stress Factor Questionnaire" de Clark (1980). Simultaneamente, comparamos os resultados obtidos na nossa investigação (n =151) com estudos anteriores em que o mesmo instrumento foi utilizado
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |