Nos últimos anos a investigação tem dado particular relevância às alterações do Processamento Sensorial nas crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) e a literatura refere que entre 42% a 88% das crianças com PEA apresentam este tipo de disfunção. Nesta linha foi definido um projeto de investigação centrado na construção de uma escala que avalie a tradicional tríade que caracteriza as crianças com ...
Colaborações/Apoios: Reitoria da Universidade do Minho; IE - Instituto de Educação; CIEd - Centro de Investigação em Educação; Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial; NEEBUM – Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho; NEDUM – Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho. Apoios na Divulgação: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación; Revista Lu...
Robótica-Autismo project, presented in this paper, aims to identify the main aspects to be considered when working with robots and children with ASD (Autism Spectrum Disorders). Several constraints are identified such as the type of robot, the type of skills that should be developed, the criteria of inclusion and exclusion in the target group, which proceedings should be followed during the sessions and how to ...
The interaction and communication skills are essential to live in society. However, individuals with autism spectrum disorders (ASD) have a gap in these abilities which affects their daily life. Previous studies suggest that children with ASD demonstrate some positive behaviors in presence of a robotic platform. This study intends to evaluate the effect of a robotic platform on children with ASD, checking if th...
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 ; O presente estudo enquadra-se na Área da Supervisão Clínica do ensino de Medicina Geral e Familiar de alunos do Estágio Clínico Profissionalizante do 6.º Ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o objecto de investigação são as representações dos Médicos de Família sobre a sup...
This future research is related to the preparation for school-to-work transition and adulthood of students with intellectual disabilities who are attending the ninth grade in regular public schools in the north of Portugal. Therefore, in this paper we will present the design which was developed in order to conduct this research.
Os estudos da criança, ao considerarem que o desenvolvimento da criança se tece a partir de uma rede de interações entre a família, pares, cuidadores e sociedade levam a que se olhe para a criança diferente utilizando lentes com diferentes perspectivas. Este olhar vai implicar uma escolha, quer no tipo de instrumentos que vão ser utilizados para observar, quer na forma de interpretar esta criança que, não se en...
Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de uma família com uma criança com 64 meses com paralisia cerebral ligeira. Esta criança está incluída num contexto de educação pré-escolar e beneficia de apoio da Educação Especial/Intervenção Precoce desde 2005. Foram realizadas várias observações e avaliações que permitiram detectar os pontos fracos e fortes da criança nas diversas áreas de desenvolvimento. Paralel...
Most autistic people present some difficulties in developing social behavior, living in their own world. This study has the goal to improve the social life of children with autism with a main focus in promoting their social interaction and communication. It is necessary to call for children’s attention and enforce their collaboration, where a robot, LEGO MindStorm, behaves as a mediator/promoter of this interac...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |