O presente estudo foi realizado com o objectivo de analisar o processo de calendarização de exames da Universidade Aberta, e o desenvolvimento de uma solução que permita efectuar facilmente a calendarização, com flexibilidade suficiente para construir calendários de acordo com a parametrização que for decidida superiormente. É contudo aconselhada uma parametrização de forma a conseguir o melhor compromisso entr...
Este texto, enquanto parte integrante de um trabalho que pretende investigar as dinâmicas e relações societais de sete comunidades virtuais em quatro contextos, focaliza-se na análise de duas redes e de que forma podem potenciar comunidades virtuais de prática, num ambiente 2.0, onde prevalece a aprendizagem informal. A existência de novas formas de organização social – Grupo, Equipa, Rede, Coletivo e Comunidad...
Este texto dá conta da análise efectuada a fóruns de discussão entre alunos, professores e cientistas, no contexto de uma rede social dedicada à Física e Química. Estudámos o padrão de interacções e participação nas discussões em fóruns de três naturezas distintas: (1) avaliados pelo professor, (2) não avaliados, mas com temas relacionados com as matérias escolares e (3) temas não relacionados com as matérias e...
As extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Un...
We present in this paper a template for Moodle courses according to Universidade Aberta’s pedagogical model. The template for first cycle (undergraduate) courses enables teachers with little technical knowledge to deliver their online courses according to a pre-defined format. UAb's pedagogical model defines several features that can be directly implemented in a VLE, particularly in Moodle: course plan, learnin...
This document present the Pedagogical Model for Distance Education in the case of Universidade Aberta of Portugal. It describes the principles and actions for the fully virtualization of the organization and for the learning process.
A credit card is the metaphor for the learning card, a device used in 1st cycle courses, as established in our pedagogical model for online learning. Through it, the student accumulates points earned in assessment activities that contribute to the final evaluation in a course. In this paper we describe the implementation of this device through the adaptation and configuration of Moodle’s features. The new grade...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |