Grupo de trabalho de Gestão de documentos de arquivo - APBAD [Poster para o Congresso] O Grupo de trabalho de Gestão de documentos de arquivo (GT-GDA) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD), após uma paragem de alguns anos, reiniciou a sua atividade em Dezembro de 2011. Começou por alinhar um modelo conceptual, com base em referenciais nacionais e internacionais, que ...
Apresentação do Programa “Administração Eletrónica e Interoperabilidade Semântica” (PAEIS), liderado pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), gerido na base de um modelo cooperativo de entidades aderentes, e principalmente da sua Macroestrutura Funcional. O PAEIS promove a produção de referenciais e instrumentos destinados a facilitar as práticas de interoperabilidade semântica na g...
Foi publicada a 7 de Fevereiro deste ano a Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2012, que aprovou e procura o “Plano global estratégico de racionalização e redução de custos com as TIC na Administração Pública” (AP) no horizonte dos anos 2012-2016, elaborado pelo Grupo de Projeanto para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).Com vista à sua implementação, foram contempladas 25 medidas de racional...
Apresenta os principais contributos da Direção Geral de Arquivos (DGARQ), organismo de coordenação do sistema arquivístico nacional, para a qualificação dos sistemas de arquivo da Administração Central do Estado (ACE). Procura identificar alguns dos principais resultados obtidos pela ACE e que desafios se colocam ao organismo de coordenação, no futuro, bem como a outros stakholders do sistema arquivístico nacio...
Arquivos e reestruturação da administração central do estado: que balanço 3 anos depois?
A primeira experiência de disponibilização de descrições e imagens digitais de documentos de arquivo na Torre do Tombo (TT) centrou-se em torno do Projecto “TT online”. A comunicação começa por elencar o enquadramento, opções e resultados deste Projecto, que viria a constituir uma base de conhecimento imprescindível para alguns dos principais desenvolvimentos que vieram a ocorrer no domínio do acesso online à i...
A comunicação apresenta as últimas mudanças em torno da arquitectura organizacional da Administração Pública (AP) portuguesa, sobretudo as que implicam a reestruturação dos serviços centrais dos Ministérios e a implementação de actividades de gestão dos arquivos e dos recursos de informação e documentação arquivística, no âmbito das secretarias-gerais, enquadradas pelas novas leis orgânicas publicadas em 27 de ...
Arquivos e reestruturação da Administração Pública
No artigo, o autor traça um quadro da nova arquitectura da Administração Central do Estadoe define a mais recente orientação das políticas públicas para os arquivos deste sector, salientando o papel e a actuação do órgão de coordenação do sistema nacional de arquivose das secretarias-gerais nesse contexto.Por fim, interroga-se sobre a eficácia das políticas públicas, destacando a necessidade de obter dados mais...
CHOO, Chun Wei – Gestão da informação para a organização inteligente. A arte de explorar o meio ambiente. Lisboa: Caminho, 2003.ETHICS AND ELECTRONIC INFORMATION : an homage to Stephen Almagno Organizado por Barbara Rockenbach e Tom Mendina. Jefferson (North Carolina, EUA) : McFarlands & Company, 2003VENTURA, João J. B. (2002) – Bibliotecas e esfera pública. Oeiras: Celta.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |