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Impacto da capacidade cognitiva e das atribuições causais no rendimento escolar...

Almeida, Leandro S.; Miranda, Lúcia; Salgado, Ana M.; Silva, Marta; Martins, Virgínia A.

A capacidade cognitiva e a motivação académica têm sido frequentemente assumidas como as variáveis do aluno mais determinantes da sua aprendizagem e rendimento escolar. Neste estudo, operacionalizando a capacidade cognitiva através de uma bateria de testes de raciocínio e a motivação através de uma escala de atribuições causais, analisa-se o impacto de ambas as variáveis psicológicas no rendimento dos alunos na...


Escala de Competências de Estudo : resultados de um estudo de validação no Inst...

Seco, Graça; Almeida, Leandro S.; Alves, Sandra; Pereira, Patrícia; Filipe, Luís; Fonseca, Susana; Martins, Virgínia A.

Descreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE – Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões iniciais ...


Bateria "Aurora" : estudos exploratórios de adaptação e validação em Portugal

Salgado, Ana Isabel Gomes; Martins, Virgínia A.; Almeida, Leandro S.; Correia, Luís de Miranda

No quadro de alguma insatisfação com o tipo de provas usadas pelos psicólogos na avaliação da inteligência, em particular em contextos educativos, a Universidade Yale assume nesta última década um projecto internacional de validação da Bateria AURORA. Esta bateria de provas emerge da teoria triárquica de inteligência de Robert Sternberg, e pretende avaliar habilidades cognitivas nos domínios da inteligência ana...


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