O presente trabalho resultou do estudo elaborado para a empresa Metro do Porto. S.A. sobre a integração do tabuleiro superior da Ponte Luís I no traçado de uma das linhas do Metro Ligeiro do Porto, estabelecendo a ligação com a cidade de Vila Nova de Gaia. Tratava-se de determinar se, do ponto de vista estrutural, é ou não possível atribuir esta nova função à ponte face às suas solicitações próprias. Com esse o...
Dissertação apresentada para obtenção do grau de Doutor em Engenharia Civil, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação dos Profs. Doutores Francisco Correia de Araújo e Armando Campos e Matos
Os subscritores desta comunicação elaboraram, no âmbito do I.C. - Instituto da Construção, a pedido da empresa Metro do Porto, S.A., um parecer sobre a viabilidade da integração da Ponte Luiz I na linha do Metro Ligeiro do Porto, troço Porto-Vila Nova de Gaia. Os estudos efectuados compreenderam a análise estática da Ponte, incluindo a acção do vento, a análise dinâmica, que englobou a medição das frequências d...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |