Encontrados 19 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Adoção de uma Plataforma de e-Learning no Ensino Superior – O Fator Institucional

Campaniço, Bertolino; Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; Pedro, Neuza; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) desempenham um papel central nas nossas vidas. A maioria dos processos que diariamente executamos passam por estes canais digitais. O espectro de aplicação destas tecnologias é infindável.A lógica de utilização subjacente às TIC está a impor-se aos modos tradicionais de org...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

E-Learning no Ensino Superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para um...

Lima, Wannise; Universidade de Lisboa; Cabral, Pedro; Universidade de Lisboa; Pedro, Neuza; Universidade de Lisboa

No presente artigo, apresentamos os resultados da investigação sobre Satisfação com a aprendizagem mediada por Plataformas de e-Learning, enquanto suporteao Ensino Superior presencial. Foram eleitos como objetos de estudo os estudantes que tiveram oportunidade de explorar os Fóruns de Discussão, enquanto ferramenta de interação online existentes em platafo...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Fatores determinantes no sucesso da adoção e uso continuado do Moodle no ensino...

Batista, Sofia Andreia; Pedro, Neuza; Freitas, João

As atuais diretrizes e regulamentações europeias no contexto do subsistema de ensino superior – Declaração de Bolonha - apontam para uma convergência no campo da educação, valorizando a aprendizagem ao longo da vida e a mobilidade de estudantes e docentes, promovendo a massificação, globalização e internacionalização. Alguns autores (Chaves 2010) ainda consideram que esta declaração foi catalisadora de uma nova...


Plataformas LMS no ensino superior: análise das finalidades de utilização em di...

Pedro, Neuza; Cabral, Pedro Barbosa

A era digital em que vivemos carateriza-se pela distribuição do conhecimento em redes de conexões multidimensionais, o que levou à transformação das instituições de ensino e dos métodos de aprendizagem. As instituições de ensino superior, tendo sido incentivadas a apostar e seguir essa tendência tecnológica, adaptando os seus cursos para serem dinamizados em regime de e-Learning e b-learning, tirando para tal p...


E-Learning, ensino superior e inovação: análise longitudinal dos processos de a...

Pedro, Neuza; Gonçalves, Ana Mafalda

O presente artigo descreve, sob uma perspectiva longitudinal o processo de adoção de plataformas learning management system no contexto do ensino superior português: tomando como exemplo o processo de implementação e de disseminação de tais sistemas na Universidade de Lisboa entre os anos lectivos de 2008/09 e 2012/13. Dados dos relatórios do sistema associados a cada uma das diferentes áreas científicas - orga...


Utilização educativa das tecnologias, acesso, formação e auto-eficácia dos prof...

Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-

Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 ; Este estudo assume como foco central de análise a integração educativa das tecnologias, olhando-a sob a perspectiva dos professores e, em particular, nas suas concepções e práticas. A preocupação com os professores e a eleição dos mesmos como objecto de estudo, decorre do facto de se ...


Auto-eficácia e satisfação profissional dos Professores: colocando os construto...

Pedro, Neuza

O presente estudo pretendeu analisar os índices de auto-eficácia evidenciados pelos professores, o nível de satisfação profissional experienciado pelos docentes e a associação entre os dois construtos psicológicos indicados, sentido de auto-eficácia e satisfação profissional. O estudo contou com a participação de 114 professores que responderam online aos instrumentos utilizados. Os resultados tendem a e...


Tecnologias, inovação e desenvolvimento profissional docente no século XXI (ou,...

Pedro, Neuza; Wunsch, Luana; Pedro, Ana; Abrantes, Paula

De cariz exploratório a presente investigação mobiliza opiniões, ideias e representações de um grupo de 40 alunos do ensino secundário acerca dos hábitos de utilização das tecnologias por parte dos professores na sua prática profissional. Centrando-se sobre cinco dimensões de análise (domínio de ferramentas, grau de eficiência na utilização, competências profissionais, formação docente e representação do profes...


Framework Conceptual para Avaliação da Qualidade de Cursos Online

Machado, Claudia; Lemos, Susana; Pedro, Neuza

Implementar um programa de e-learning no Ensino Superior requer hoje muito mais do que sistemas e infra-estruturas, implica reflectir sobre o modelo pedagógico a adoptar, bem como a relação a estabelecer entre o mesmo, as linhas estratégicas de acção assumidas e as actividades a desenvolver. Desta forma, apresenta-se, enquanto quadro de referência exemplificativo, os pilares estruturantes do modelo pedagógico q...



19 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento







Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia