Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação intrínseca entre democracia e educação, particularmente na vertente relacionada com a participação dos discentes nas decisões da escola. Neste sentido e, no quadro do regime de autonomia das escolas portuguesas, importa identificar os espaços formais e informais que são proporcionados aos jovens na tomada de decisões da vida organizativa da escola para compreender...
A Formação Cívica é definida como um espaço privilegiado para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania. O estudo desenvolvido pretende colocar em evidência as principais temáticas abordadas nesta área curricular não disciplinar, relacionando-as com as directrizes curriculares vigentes.
Este texto propõe uma reflexão sobre formação ética dos jovens e cidadania, numa perspectiva relacionada com a participação nas diferentes decisões da vida da escola. Neste sentido, e considerando a participação dos alunos na escola como eixo fundamental para o seu desenvolvimento integral, importa identificar que espaços formais e informais lhes são proporcionados na tomada de decisões da vida organizativa da ...
A importância do papel do professor no séc. XXI enquanto agente de mudança nunca foi tão visível e tão decisivo para a formação de novas mentalidades como nos dias de hoje (Unesco,1996).Tal papel requer, por exemplo, a promoção de comportamentos de cidadania democrática que não estabeleça distinções entre rapazes e raparigas, mulheres e homens, quanto ao contributo de cada um na participação/construção de uma s...
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