Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Social competence in preschool children: Replication of results and clarificati...

Santos, António José; Peceguina, Maria Inês Duarte; Daniel, João Rodrigo; Shin, Nana; Vaughn, Brian E.

This study tested assumptions and conclusions reached in an earlier confirmatory factor analysis (CFA) study of the social competence (SC) construct for preschool children. Two samples (total N = 408; a new Portuguese sample and one from US samples that had participated in the original study) contributed data. Seven SC indicators were tested for mean differences across age, sex, and sample. Significant sex diff...


A relação entre a qualidade de vinculação à mãe e o desenvolvimento da competên...

Veríssimo, Manuela; Fernandes, Carla; Santos, António José; Peceguina, Maria Inês Duarte; Vaughn, Brian E.; Bost, Kelly K.

O presente estudo de natureza longitudinal tem como objectivo estudar a relação entre a qualidade da vinculação da criança à mãe (em média aos 32 meses) e a sua competência social em idade pré-escolar, avaliada dois anos mais tarde. No total participaram 48 díades mãe-criança de nacionalidade portuguesa e americana. Em ambos os contextos sócio culturais constatou-se que a qualidade da vinculação está positiva e...


A competência social da criança em meio pré-escolar: Um modelo hierárquico no c...

Peceguina, Maria Inês Duarte

Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada (Psicologia Cognitiva) apresentada ao Instituto Superior Psicologia Aplicada ; Integrados numa moldura desenvolvimental, os estudos apresentados nesta investigação avaliam um modelo de medidas para a competência social com os pares, durante o período pré-escolar. A competência social é definida como um traço latente de diferenças individuais que reflecte a capacidade...


Relações entre o conhecimento das emoções, as competências académicas, as compe...

Machado, Paula; Veríssimo, Manuela; Torres, Nuno; Peceguina, Maria Inês Duarte; Santos, António José; Rolão, Teresa

O presente estudo enquadra-se na perspectiva de que o conhecimento das emoções tem efeitos na prontidão e no ajustamento escolar, actuando como mediador entre os factores psicológicos (competências académicas; competências sociais) e os factores proximais (aceitação entre pares). Testaram-se duas hipóteses: (1) o conhecimento das emoções é um factor de mediação na associação entre as competências académicas e a...


A concordância entre medidas sociométricas e a estabilidade dos estatutos socia...

Peceguina, Maria Inês Duarte; Santos, António José; Daniel, João Rodrigo

O conceito de sociometria, introduzido por Moreno (1934/1953), refere-se a um conjunto de métodos que permitem identificar, simultaneamente, a estrutura social dos grupos e a posição relativa que cada indivíduo ocupa, na referida estrutura. Não obstante a sua utilização recorrente, em diversos campos da psicologia, são poucos os estudos (e.g., Jiang & Cillessen, 2005; Wasik, 1987; Wu, Hart, Draper, & Olsen, 200...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia