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Definição e características de superfícies de baixo ruído

Freitas, Elisabete F.; Pereira, Paulo A. A.

As superfícies de pavimentos de baixo ruído são atualmente a medida de redução do ruído preferida pela maioria dos decisores por ser uma medida relativamente barata e por estarem na génese do ruído rodoviário. No entanto, para se averiguar se uma determinada superfície pode ser classificada de “baixo ruído” é fundamental a adoção de um sistema de classificação. Os principais objetivos deste trabalho são apresen...


Acidentes rodoviários do tipo colisões nas estradas nacionais na região do Minh...

Costa, Jocilene Otilia da; Jacques, Maria Alice Prudêncio; Freitas, Elisabete F.; Pereira, Paulo A. A.

Este artigo estuda as colisões ocorridas na região norte portuguesa (1999-2010). Apresenta-se uma contribuição inicial para modelo de previsão de acidentes (MPA), especificamente colisões. Foram analisadas frequência de colisões, tráfego médio diário anual (TMDA) e características geométricas de 88 segmentos de 200m fora de áreas urbanas, inseridos em estrada nacionais de duas faixas de sentidos opostos. O proc...


Acidentes rodoviários das estradas nacionais de Portugal : estudo da associação...

Costa, Jocilene Otilia da; Pereira, Paulo A. A.; Freitas, Elisabete F.; Jacques, Maria Alice Prudêncio

Este artigo trabalha com o estudo de acidentes rodoviários ocorridos na região Norte de Portugal dividido em duas partes. Na primeira, trabalha-se a determinação do grau de associação entre algumas variáveis relacionadas aos elementos que afetam a segurança rodoviária (condutor, veículo, estrada e ambiente viário). Mostrou-se empiricamente, através do teste de associação qui-quadrado, que as variáveis estudadas...


Excesso de velocidade : perfil psicológico dos infratores

Dimas, Inês Margarida; Freitas, Elisabete F.; Pereira, Paulo A. A.

O presente estudo pretendeu contribuir para a literatura na área, identificando e analisando o papel de alguns traços de personalidade e características psicológicas no comportamento de excesso de velocidade e no envolvimento em acidentes rodoviários. A amostra, constituída por um grupo de 64 condutores por excesso de velocidade e por um grupo de 42 formadores (utilizado apenas como grupo de comparação) foi rec...


Utilização da nanotecnologia na preparação de misturas asfálticas com capacidad...

Carneiro, Joaquim A. O.; Fernandes, Filipa; Teixeira, Vasco M. P.; Nascimento, José Heriberto Oliveira do; Freitas, Elisabete F.; Pereira, Paulo A. A.

Este artigo centra-se especificamente na utilização de nanomateriais (na forma de nanopartículas) para o desenvolvimento de “novas” misturas asfálticas no âmbito da pavimentação rodoviária. Para o efeito, misturas asfálticas convencionais foram modificadas através da utilização de nanopartículas de um semicondutor inorgânico (dióxido de titânio - TiO2) de modo a dotá-las de novas funcionalidades: capacidade fot...


Climate trends and behaviour of drought indices based on precipitation and evap...

Paulo, A.A.; Rosa, R.D.; Pereira, L.S.

Distinction between drought and aridity is crucial to understand water scarcity processes. Drought indices are used for drought identification and drought severity characterisation. The Standardised Precipitation Index (SPI) and the Palmer Drought Severity Index (PDSI) are the most known drought indices. In this study, they are compared with the modified PDSI for Mediterranean conditions (MedPDSI) and the Stand...

Data: 2012   |   Origem: Repositório da UTL

Influência do tipo de asfalto base no desempenho mecânico de misturas com asfal...

Thives, Liseane Padilha; Trichês, Glicério; Pereira, Paulo A. A.; Pais, Jorge C.

Ensaios realizados em laboratório e as observações em campo de misturas com asfalto-borracha têm demonstrado que estas misturas apresentam um desempenho claramente superior ao das misturas convencionais. Isto ocorre porque a borracha utilizada para modificar o asfalto incorpora neste, suas componentes relativas à flexibilidade e contribuindo ainda para reduzir o envelhecimento do asfalto. A interação entre o as...


O tipo de modelação dos pneus dos veículos pesados na avaliação do desempenho d...

Vale, Aline C.; Pais, Jorge C.; Pereira, Paulo A. A.

Os veículos pesados são os principais responsáveis pela degradação dos pavimentos rodoviários provocando principalmente fendilhamento por fadiga e deformações permanentes. Os pavimentos rodoviários são dimensionados para suportar o tráfego de projecto, o qual é composto por diferentes tipos de veículos com diferentes tipos de eixos e rodas, sendo a carga total do veículo função de vários factores. Alguns destes...


Aplicação de um novo compósito biomimético nanoparticulado com propriedades sup...

Nascimento, J. H. O.; Machado, P.; Freitas, Elisabete F.; Pereira, Paulo A. A.

A Engenharia de pavimentos tem sido uma das áreas emergentes no uso da aplicação de nanomateriais devido a capacidade que estas nanoestruturas possuem em funcionalizar diferentes superfícies sólidas como os materiais asfálticos acrescentando-lhe propriedades como a repelência a água, ao gelo, ao óleo, dentre outras. A adesão do gelo está correlacionada com as propriedades físico-químicas de superfície dos mater...


Acidentes rodoviários das estradas nacionais de Portugal : estudo da associação...

Costa, Jocilene Otilia da; Freitas, Elisabete F.; Pereira, Paulo A. A.; Jacques, Maria Alice Prudêncio

Este artigo trabalha com a determinação do grau de associação entre algumas variáveis relacionadas aos elementos que afetam a segurança rodoviária (condutor, veículo, estrada e ambiente viário). Os acidentes ocorridos nas estradas nacionais da região norte de Portugal no período de 1999 a 2008 formam a base de dados considerada. Mostrou-se empiricamente, através do teste de associação qui-quadrado, que as variá...


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