This article aims to reflect on the history of the practices of ombudsmen in the Brazilian and Portuguese media, seeking simultaneously to identify the challenges and difficulties inherent to this function in mediatic communication. A comparative approach is adopted here, which, as is generally the case in social science, seeks to discover regularities and recognize differences in the activities developed by th...
Apesar de as primeiras experiências de provedoria/ouvidoria nos media remontarem a meados doséculo XX, nos meios públicos de comunicação portugueses e brasileiros a figura do ombudsmanapareceu apenas depois de 2004. Coincidente com o princípio de instituição de um mediador entre oórgão de comunicação e o público, a criação dos provedores do ouvinte e do telespetador na rádio e naTV pública em Portugal e do ouvi...
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2008. ; Esta tese analisa o conceito de Responsabilidade Social da Imprensa desenvolvido pela Comissão Hutchins (1947), assim como sua perspectiva de aplicação em mecanismos que assegurem a accountability por parte das instituições de comunicação, tendo como referência a realidade brasileira e experiências praticadas em Portugal (AACS e ERC...
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