Sendo parte do projeto inicial para um complexo colegial decorrente da iniciativa do Cardeal D. Henrique, ainda enquanto Arcebispo de Évora no dealbar da década de 1550, o Colégio do Espírito Santo veio a concluir-se em 1559, servindo de Universidade entregue à gestão de missão da Companhia de Jesus. Do programa inicial, certos colégios nunca chegaram a existir, salvo o Colégio de Nª Srª da Purificação, atual ...
O tema da edificação, abrangendo tanto a actividade construtiva como o propósito da fundação e remodelação urbana, distinguiu géneros literários específicos que, conforme o exemplo de textos referenciais, tornava o universo arquitectónico em objecto de reflexões e comentários e métodos de intervenção. Considerar-se-ão, assim, os documentos correlativos para o período moderno, de entre o conjunto de fontes que s...
Inaugurando-se a primeira Universidade de Évora em 1559, os espaços que veio então a ocupar e que permaneceram até ao presente, corresponderam ao programa de edificação do já designado Colégio do Espírito Santo e que teve gestão da Companhia de Jesus. Inicialmente tratou-se de um núcleo original, em torno a um claustro, que se destinou a concluir o projecto de instalação de Estudos Gerais em Évora, ainda do per...
Revista do IHA, N.4 (2007), pp.118-141 ; A fundação romana determinou o perfil urbano de Évora, ainda que, do conjunto de vestígios antigos assinaláveis, os mesmos se reportem a exemplos dispersos pelo núcleo urbano, destacando-se o Templo, os restos do sistema de muralhas, uma domus do séc. I e as Termas, além de algumas peças escultóricas recolhidas recentemente. No entanto, a principal herança antiga é de c...
Actualmente parte do conjunto de edifícios que pertencem à Universidade de Évora, o Passal e Convento da Mitra, bem como a sua Herdade, entregues aos frades Capuchos da Província da Piedade, remontam, na sua fundação, aos finais do séc. XV, tendo sido então reservada ao descanso dos Prelados eborenses. Nesse sentido veio a ser fundamental a intervenção do Arcebispo e futuro Cardeal-Rei D. Henrique de Avis, que,...
Trata a presente abordagem das realizações que, de entre o universo artístico antigo, se configuravam em exemplos de figurações no esforço de retratar as divindades, tomando como enquadramento a atitude que, quanto às origens da plástica escultórica, derivava de motivações religiosas. Em Grego, o mesmo termo que designava as estátuas era o mesmo que se aplicava a «oferenda» e também ao que se traduzirá como «or...
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