Editorial sobre o número 7 da revista, dedicado ao movimento Occupy.
Todo o gesto artístico é, em certa medida, um acto político. O contrário torna-se cada vez mais difícil de afirmar. Neste Portugal que se encontra nas mãos de um corpo político sem voz cultural, as decisões que nos são impostas ultrapassam a tão necessária condição de austeridade para fundarem um estado catatónico, onde a cultura é vista como uma exigência caprichosa, supérflua e desnecessária. É precisamente o...
Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 ; O projecto de investigação Sinestesia Concertante: a música reenquadrada no cinema de Norman McLaren consiste num estudo interdisciplinar do fenómeno sonoro, a partir da música, da neurociência cognitiva e do cinema. Enquadrada pela música erudita do século XX e pela sua reconceptualização, esta tese reconsider...
Se a edição da Cine Qua Non se tem ca- racterizado por um espaço plural onde diferentes expressões artísticas se cruzam livremente, cada vez mais, esta diversidade de textos que viajam em diferentes direcções e sentidos, estabelece a natureza dinâmica que procuramos imprimir em cada publicação. Textos que implicam diferentes interrogações para logo acrescentarem novas respost...
Time killed Merce. Merce’s pace fitted time. Working with a stopwatch to control the duration of gestures and movements in space, Cunningham changed the traditional way of choreography. The negation of narrative, expressiveness, synchrony, single perspective, logic or unit was a defiance to all preceding concepts in dance. This was also a way of freeing dance from the restricted boundaries and limitations of mo...
A intertextualidade é um contínuo processo dialógico. No seu limite, a intertextualidade refere-se à cadeia ilimitada de possibilidades que determinada prática discursiva admite, podendo estabelecer relações com diferentes media e com diferentes artes, tanto eruditas como populares. É neste contexto que se explora a problemática da adaptação de Heart of Darkness em Apocalypse Now Redux, apropriando uma abordage...
Que Teatro Nacional para o século XXI? Foi esta a questão discutida no passado dia 27 de Março (Dia Mundial do Teatro) num debate aberto ao público organizado pelo Teatro Nacional D. Maria II, contando com a presença do convidado Stephen Wilmer, professor e historiador de teatro, com Maria João Brilhante, Presidente do Conselho de Administração do TNDM II e respectivo Director Artístico, Diogo Infante.
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