In this paper, we intend to reflect on two topics present in the process of teaching and learning a Foreign Language/Second Language, which are directly related to the role of an autonomous and critical citizen that the school (regardless the level of education) forms. We refer, in a concrete way, on one hand, the objects of teaching and learning and, secondly, intercultural mediation that should guide the acti...
A escola de hoje tem uma importância inegável na promoção de uma educação democrática capaz de proporcionar a todos os alunos as mesmas oportunidades e promover a justiça social (Freire, 1972). No entanto, e face à pluralidade de idades, géneros, origens sócio-económicas, religiões, perfis cognitivos, de aprendizagem… (Abdallah-Pretceille, 2003), que caracteriza os atores educativos, o percurso rumo à igualdade...
O objectivo deste trabalho é apresentar alguns contributos para o debate educacional que reflecte a problemática das turmas numerosas nos países em desenvolvimento. Far- -se-á uma revisão da literatura sobre o impacto desta conjuntura no ensino- aprendizagem bem como a descrição de aulas de Língua Portuguesa na Guiné-Bissau, exemplo pertinente para esta discussão, apresentando- -se, então, alguns princípios met...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |