Este texto pretende fazer uma apresentação do simpósio 3 – Números e Álgebra – em primeiro lugar através de um enquadramento teórico relativo aos conceitos e em segundo lugar introduzindo as comunicações aí constantes
Este texto pretende fazer uma apresentação do simpósio 3 – Números e Álgebra – em primeiro lugar através de um enquadramento teórico relativo aos conceitos e em segundo lugar introduzindo as comunicações aí constantes
Os jogos têm despertado o interesse de investigadores no sentido de averiguar o benefício da sua prática no desenvolvimento de capacidades. Este interesse emerge, possivelmente, das caraterísticas motivadoras do jogo em geral e do facto de determinado tipo de jogos envolverem destrezas cognitivas na sua prática. Estas caraterísticas levaram-nos a serem considerados como agentes facilitadores do processo de ensi...
Tools and other cultural objects (called artifacts) are of gret importance for discovering certain forms of mathematical thinking. Some artifacts will be considered to show this and then a more general discussion, along with implications for education, follow.
O capítulo centra-se sobre uma abordagem pedagógica que permite a interdisciplinaridade entre a Língua Portuguesa e a Matemática. Através da construção de histórias com problemas, aspectos ligados à literacia e à numeracia podem ser desenvolvidos de forma mais eficiente.
A Matemática é essencial para o desenvolvimento da sociedade, pode ter um forte carácter formativo e contribuir para a actualização e formação ao longo da vida. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no dia-a-dia e no contexto escolar, nas suas variadas formas e potencialidades, poderá ser um forte contributo para a diminuição do insucesso escolar e, de um modo particular, para a aprendizagem ...
A necessidade de novas estratégias de ensino e aprendizagem e o desejo de melhorar os ambientes de aprendizagem torna a utilização da Internet nas suas diversas potencialidades como um desafio para os educadores matemáticos no sentido de contribuir para colmatar dificuldades, promover competências e melhorar o sucesso em Matemática. Esta apresentação é apoiada num estudo que se encontra em curso, no âmbito de u...
Este capítulo de livro discute numa primeira fase o conceito de padrão e depois a sua relação com a álgebra e com o pensamento algébrico. Este aspectos rementem para a análise dos currículos nacionais e para as oreinetações curriculares internacionais de modo a encontrar evidências sobre estes aspectos.
Com esta reflexão pretendemos partilhar algumas das preocupações sentidas com os resultados, pouco animadores, de muitos alunos, na disciplina de Matemática, tentando motivar a reflexão sobre estratégias que enfatizem perspectivas orientadoras do ensino e da aprendizagem da Matemática, suportadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de um modo particular pela Internet, no sentido de contribuir pa...
Neste artigo discute-se o papel dos jogos na educação matemática, em particular na educação matemática elementar, à luz dos princípios metodológicos ligados a uma visão construtivista do ensino da matemática. Analisam-se ainda definições oriundas de áreas diversas do que é o jogo, apresentam-se e analisam-se experiências no campo da educação matemática. Finalmente dá-se sumariamente conta de algumas experiência...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||