The provision of workplace-based experiences (internship/placement) is an important component of the training program of students attending technological and professional courses (VET), in secondary education. Regarding the effect of such experiences in vocational development, research results are not conclusive enough, mostly, if we consider the theoretical expectation that work experiences clearly affects the...
A exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da organização subjetiva da experiência de estágio e do consequente ajustamento e satisfação com esta atividade. Por esta razão, levamos a cabo uma intervenção vocacional, na modalidade programa, que teve como principal objetivo incrementar a atividade exploratória vocacional de um grupo de alunos estagiários do ensino secundário. Para avaliar o ...
Many young people attending secondary education will do an apprenticeship by the end of their training, which will come as a new context of learning. The quality of this new context can have differentiated impacts on student’s lives and on their vocational development. For many students, it can be their first formal and structured contact with the workplace – experiencing a reality that, until then, has always ...
O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Vários autores salientam o valor da experiência directa em contexto de trabalho, apontando-a como a modalidade mais realista de exploração vocacional. Porém, o resultado das experiências de trabalho (nomeadamente os estágios) é extremamente variável e depende de vários aspectos. Os estudos empíricos que proc...
O desenvolvimento na adolescência constitui segundo a perspectiva teórica adleriana um processo teleológico, simultaneamente, enraízado nas experiências infantis e projectado em função de um plano de vida. A vida e obra de Alfred Adler são testemunhas do seu modelo. A coragem do investimento afectivo em objectos futuros interagindo com a complexidade dos diversos contextos ecossistémicos marca a qualidade do es...
Os autores procuram através deste artigo reflectir sobre algumas das questões mais importantes que se colocam em torno da problemática da reabilitação vocacional. Neste sentido dão alguns contributos para o esboço de um modelo dinâmico-relacional de ajustamento vocacional que consideram mais adequado à realidade da população com necessidades educativas e ocupacionais especiais
o artigo começa por referir as clrcunstâncias práticas e o contexto teórico que inspiraram as linhas mestras de uma investigação-acção realizada em três escolas secundárias de Coimbra com o objectivo de induzir a mobilização das potencialidades de desenvolvimento cognitivo e a diminuição do insucesso escolar. No contexto da teoria relacional da motivação humana, o insucesso escolar não é concebido como provocad...
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