Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Work experience quality and vocational development

Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula

The provision of workplace-based experiences (internship/placement) is an important component of the training program of students attending technological and professional courses (VET), in secondary education. Regarding the effect of such experiences in vocational development, research results are not conclusive enough, mostly, if we consider the theoretical expectation that work experiences clearly affects the...


A eficácia de uma intervenção de carreira para a exploração vocacional

Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula; Jesus, Saul Neves de

A exploração vocacional pode constituir um importante facilitador da organização subjetiva da experiência de estágio e do consequente ajustamento e satisfação com esta atividade. Por esta razão, levamos a cabo uma intervenção vocacional, na modalidade programa, que teve como principal objetivo incrementar a atividade exploratória vocacional de um grupo de alunos estagiários do ensino secundário. Para avaliar o ...


The quality of the training experience: predictor variables of career exploration

Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula; Jesus, Saul Neves de

Many young people attending secondary education will do an apprenticeship by the end of their training, which will come as a new context of learning. The quality of this new context can have differentiated impacts on student’s lives and on their vocational development. For many students, it can be their first formal and structured contact with the workplace – experiencing a reality that, until then, has always ...


O impacto da experiência de estágio no processo de exploração vocacional em alu...

Gamboa, Vitor; Paixão, Maria Paula

O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Vários autores salientam o valor da experiência directa em contexto de trabalho, apontando-a como a modalidade mais realista de exploração vocacional. Porém, o resultado das experiências de trabalho (nomeadamente os estágios) é extremamente variável e depende de vários aspectos. Os estudos empíricos que proc...


Espaço e Temporalidade: A Construção da Identidade

Santos, Eduardo; Paixão, Maria Paula


A perspectiva adleriana do desenvolvimento na adolescência: actualidade da noçã...

Santos, Eduardo João Ribeiro dos; Paixão, Maria Paula

O desenvolvimento na adolescência constitui segundo a perspectiva teórica adleriana um processo teleológico, simultaneamente, enraízado nas experiências infantis e projectado em função de um plano de vida. A vida e obra de Alfred Adler são testemunhas do seu modelo. A coragem do investimento afectivo em objectos futuros interagindo com a complexidade dos diversos contextos ecossistémicos marca a qualidade do es...


Em tomo da problemática da reabilitação vocacional: contributos para um modelo ...

Paixão, Maria Paula; Santos, Eduardo Ribeiro dos

Os autores procuram através deste artigo reflectir sobre algumas das questões mais importantes que se colocam em torno da problemática da reabilitação vocacional. Neste sentido dão alguns contributos para o esboço de um modelo dinâmico-relacional de ajustamento vocacional que consideram mais adequado à realidade da população com necessidades educativas e ocupacionais especiais


Mobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo e promoção do suces...

Abreu, Manuel Viegas; Leitão, Lígia Mexia; Santos, Eduardo Ribeiro; Paixão, Maria Paula

o artigo começa por referir as clrcunstâncias práticas e o contexto teórico que inspiraram as linhas mestras de uma investigação-acção realizada em três escolas secundárias de Coimbra com o objectivo de induzir a mobilização das potencialidades de desenvolvimento cognitivo e a diminuição do insucesso escolar. No contexto da teoria relacional da motivação humana, o insucesso escolar não é concebido como provocad...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data








Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia