Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Autoeficacia y utilidad percibida como condiciones necesarias para un aprendiza...

Rosário, Pedro; Lourenço, Abílio; Paiva, Maria Olímpia; Núñez, José Carlos; González-Pienda, Julio; Valle, Antonio

En el marco de la teoría social cognitiva, en este trabajo se in-vestiga en qué medida el rendimiento escolar (Lengua y Matemáticas) puede ser explicado por el uso de estrategias de aprendizaje autorregulado y cómo este tipo de comportamiento deseable puede estar condicionado por la utilidad percibida de su uso y por la competencia percibida para su ejecución. Para completar el modelo de ecuaciones estructurale...


Ambiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar

Lourenço, Abílio Afonso; Rosa, Victor M. P. Da; Paiva, Maria Olímpia Almeida de

Esta investigação procurou analisar a influência do ambiente da sala de aula nos comportamento disruptivos dos alunos, assim como o impacto destes no rendimento escolar. Da amostra fazem parte 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Aplicou- -se a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (APSA). Poder-se-á inferir do...


Variáveis explicativas do sucesso escolar

Paiva, Maria Olímpia Almeida de; Rosa, Victor M. P. Da; Lourenço, Abílio Afonso

Estudou-se o papel explicativo do autoconceito nos comportamento disruptivo dos alunos, bem como a influência destes no sucesso académico. A amostra é constituída por 217 alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do centro do Porto. Foi utilizada a Escala da Disrupção Escolar Professada pelos alunos (EDEP) e a Escala de Autoconceito – “Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale-2” (PHCSCS-2). Os resultados sugerem q...


A Dinâmica do Autoconceito na Disrupção Escolar

Paiva, Maria Olímpia Almeida de

Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do título de pós-doutoramento em Psicologia, vertente Psicologia da Educação


Abordagens à aprendizagem e abordagens ao ensino : uma aproximação à dinâmica d...

Paiva, Maria Olímpia Almeida de

Tese de Doutoramento em Educação - Área de Especialização de Psicologia da Educação ; Integrada na linha de investigação SAL (Student Approaches to Learning), esta dissertação centra-se nas abordagens à aprendizagem utilizadas pelos alunos e nas abordagens ao ensino adoptadas pelos professores. O 1.º objectivo foi orientado para a análise da dimensionalidade e da estrutura hierárquica das abordagens à aprendi...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data





Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia