Science is fun… - how could anyone have doubts about that? What if we could gather this potential of funny moments about science, combine it with the educational potential of eLearning, and develop one Kindergarten Teachers training course aimed to promote competences of educational contexts design embedding experimental science activities and eLearning strategies and resources into kindergarten educational con...
A formação profissional contínua em Portugal deve ser amplamente estimulada, face à necessidade de adaptação das pessoas e das organizações às exigências decorrentes de uma presença competitiva na Sociedade Global, que será facilitada pelo acréscimo do capital de conhecimento que promoverem. O eLearning é um conjunto de metodologias e estratégias de desenvolvimento de ensino-aprendizagem sustentadas nas Tecnolo...
OBJETIVO: Detectar precocemente deficiência na acuidade visual de escolares e verificar sua associação com o rendimento escolar. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em amostra de escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Foram realizados o exame de acuidade visual (AV) com o uso da Escala de Snellen e a análise do histórico escolar, bem como fo...
A Formação Contínua de Professores e Educadores pode ser indutora da alteração de práticas pedagógicas, nomeadamente no que respeita à recriação de contextos de ensino‑aprendizagem em que o potencial de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação possa ser aproveitado de forma eficaz, promotora de acréscimos de qualidade e quantidade das aprendizagens. Neste trabalho descrevem‑se o caso de uma Acção ...
A integração de Cursos Profissionais na oferta educativa das Escolas Públicas poderá representar uma oportunidade de evolução para as Escolas Profissionais existentes, confrontadas com o desafio de adaptação dos seus projectos e metodologias de ensino às exigências da Sociedade da Informação e do Conhecimento e a eminência de escassez de procura pelo seu público-alvo tradicional. Duas décadas de formação assent...
Resumo "Todos diferentes, todos iguais". Ensinar alunos surdos de forma eficaz requer recursos e estratégias diversificados para criar contextos de ensino-aprendizagem o mais "iguais" possível. Se a comunicação professor - aluno surdo não for fluente fica comprometida a construção de aprendizagens. Estabelecer comunicação eficaz, para dotar os alunos de competências que permitam a sua integração plena na socied...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |