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Can children's spelling of schwa vowels in stems be improved?

Rosa,João; Nunes,Terezinha

Children in the early grades of primary school do not seem to have much awareness of morphemes. In this study, a priming paradigm was used to try to detect early signs of morphological representation of stems through a spelling task presented to Portuguese children (N= 396; age range 6 to 9 years). Primes shared the stem with the targets and contained well-articulated, stressed vowels; the stems of the target w...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

A relação entre a consciência fonológica e as conceptualizações de escrita em c...

Ramos, Cláudia; Nunes, Terezinha; Sim-Sim, Inês

O presente estudo tem como objectivo investigar o desenvolvimento da consciência fonológica e a sua relação com as conceptualizações de escrita em crianças portuguesas dos quatro aos seis anos de idade. A amostra do estudo é constituída por 60 crianças de idade pré-escolar divididas por quatro grupos etários (4 anos – 4 anos e 6 meses.; 4 anos e 7 meses – 5 anos e 1 mês; 5 anos e 2 meses- 5 anos e 8 meses; 5 an...


Desenvolvimento da escrita

Abreu, Maria da Graça; Nunes, Terezinha; Rosa, João

Este estudo tem como objectivo validar um teste de avaliação da escrita com crianças do 2º ao 4º ano de escolaridade. Estabelecemos como hipóteses que: (1) inicialmente as crianças dominam as regras fonológicas básicas e mais tarde as regras contextuais e as morfológicas, das simples para as complexas, sendo possível criar um teste que avalie esse processo; (2) haverá uma relação entre os itens do teste e dois ...


Influências do contexto da educação de infância na formação do conceito da cria...

Cruz, Maria Isabel; Nunes, Terezinha; Pretzlik, Ursula; Nabuco, Maria Emília

Os auto-conceitos das crianças são fortemente influenciados pelos “outros significativos” nas suas vidas. No contexto institucional do Jardim-de-infância, os educadores e os pares são os “outros significativos” com quem a criança interage em situações de aprendizagem. As auto-percepções da criança enquanto aprendiz podem ser influenciadas pelo seu desempenho e pelos julgamentos dos educadores e dos colegas. O p...


Relação entre consciência gramatical na língua materna e processo de aprendizag...

Castro, Antónia; Nunes, Terezinha; Ribeiro, José Orlando Strecht

Constitui objectivo deste estudo investigar se existe uma relação específica entre a consciência gramatical e morfológica que crianças do 5º ano de escolaridade possuem da sua L1 (língua materna) e o progresso da aprendizagem oral de uma L2 (língua estrangeira)


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