Encontrados 238 documentos, a visualizar página 1 de 24

Ordenado por Data

Conceptual change about evolution and origins of life throughout an undergradua...

Silva, Heslley Machado; Araújo, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de; Gibram, Daiana Evilin; Carvalho, Graça Simões de

This research aimed to understand how students at different terms of a Biological Sciences course deal with the themes of evolution and the origin of life. The research instrument was a questionnaire developed within the European project BIOHEAD-CITIZEN applied in several countries aiming at analysing the views of students and teachers about health, environment and evolution. For this study only evolution quest...


Physical and sport activities in school and community context : what impact on ...

Ribeiro, Jorge Manuel Pereira; Rodrigues, Luís P.; Santos, Luísa S.; Carvalho, Graça Simões

N.º especial que contém os resumos do "2nd IPLeiria International Health Congress : Challenges & Innovation in Health" ; INTRODUCTION: Health promotion interventions usually occur at school, where young people stay longer. However, physical / sport activity can be organized not only at school but also in the community. Thus, it seems important to investigate the impact of physical activities / sports, at schoo...


Characterization of children's vocal profile ageing between 0 to 9 years and id...

Branco, Ana Carolina; Carvalho, Graça Simões de; Nunes, Cristiane

Resumo apresentado no "2nd International Congress IPLeiria Health : Challenges & Innovations in Health, 2014" ; O desenvolvimento da voz acompanha o desenvolvimento do indivíduo, física, psicológica e socialmente [1-2]. Na criança, o desenvolvimento vocal decorre de uma forma particularmente intensa, pois a voz veicula toda a variabilidade de expressões das descobertas que a criança vai realizando [2-4]. Exist...


A biodiversidade nos manuais escolares portugueses ao longo da escolaridade

Tracana, Rosa Branca; Ferreira, Maria Eduarda; Carvalho, Graça Simões de

RESUMO: Existe consenso face à necessidade de se fornecer às nossas crianças e jovens competências para que se torne possível virem a contribuir para a promoção de um desenvolvimento sustentável. O nosso estudo assenta na didática das ciências e igualmente na área da pedagogia social no âmbito das representações sociais. Assim, pretendemos analisar a transposição didática da Educação Ambiental, mais concretamen...


Consulta de Diabetologia Pediátrica (Experiência de um Hospital Distrital)

Costa, Edite; Carvalho, Graça; Luís, Assunção

A Diabetes tipo1 é uma doença crónica de etiologia multifactorial (auto-imune, genético/ambiental), que resulta da destruição das células B pancreáticas, condicionando uma secreção inapropriada de insulina, aparentemente com uma incidência crescente a nivel mundial. Em relação ao grupo etário pediátrico, também aqui é notório um aumento gradual.Os autores efectuaram um estudo retrospectivo com o objectivo de co...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Tumefacções Cutâneas Recidivantes — Dois Casos Clínicos

Baptista, Cristina; Gaspar, Eurico; Carvalho, Graça; Tavares, Luísa; Domingues, António

As míases são infestações causadas pela penetração de larvas de Dípteros em tecidos humanos ou animais. Nestes últimos, podem mesmo provocar a morte. No homem, raramente põem em causa a vida mas provocam doenças dolorosas e mutilantes, sendo fonte de mal estar.Os autores descrevem dois casos clínicos de crianças do sexo masculino que surgiram com tumefacções cutâneas migratórias e recidivantes. Ambos habitavam ...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Students (ages 6, 10, and 15 years) in six countries knowledge of animals

Patrick, Patricia; Byrne, Jenny; Tunnicliffe, Sue Dale; Asunta, Tuula; Carvalho, Graça Simões de; Havu-Nuutinen, Sari; Sigurjónsdóttir, Hrefna

This article considers the knowledge students (ages 6, 10, and 15 years) have of animals from a cross-cultural perspective. Students from six countries (Brazil, England, Finland, Iceland, Portugal, and the United States of America) were asked to free-list as many animals as possible and state where they had seen or learned about the animals. The results were analyzed and they indicate that 1) Students are aware...


Diferenças de género e de idade na prática de modalidades em ginásio/academia

Tracana, Rosa Branca; Alpuim, Marisa R.; Carvalho, Graça Simões de

Vol. 2 : Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional ; Com o presente estudo pretendeu-se saber o que leva os utentes a frequentarem um ginásio/academia, tendo como suporte a sua perspectiva. Aplicou-se um questionário a 129 utentes: 94 mulheres e 35 homens, com idades entre os 17 e 73 anos. Os utentes que mais frequentam o ginásio são os que têm idades inferiores a 30 anos e superiores a...


Prevenção de más posturas corporais em crianças dos 7 aos 12 anos, do litoral e...

Carvalho, Graça Simões de; Ferreira, Anália; Tracana, Rosa Branca

Vol. 2 : Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional ; As crianças passam muito tempo sentadas na sala de aula. A postura estática, associada a um posicionamento impróprio, pode causar alterações no sistema músculo-esquelético, especialmente na coluna vertebral. Foram estudados alunos de ambos os sexos, do 2º, 4º e 6º ano de escolaridade, entre 7 e 12 anos, do litoral (Maia) e do interior...


Recreação terapêutica : a educação artística em crianças sob tratamento oncológ...

Rocha, Denise M.; Carvalho, Graça Simões de

Vol. 2 : Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional ; Com este estudo pretendeu-se conhecer os parâmetros do exercício de atividades artísticas (AA) no âmbito de tratamento em oncologia pediátrica do Instituto Português de Oncologia do Porto, Portugal, e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Salvador da Bahia, Brasil. Para tal, procedeu-se um levantamento com a aplicação combinada de ...


238 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia